8 de jul de 2014

Poker - OUTS e regra de 2 e 4

Vou tentar entrar nessa também, tentar angariar alguns centavos no poker on line. Não sei pq eu fico entrando nessas roubadas, mas vamos lá.






Este artigo foi escrito usando as bases do poker Texas holdem

OUTS

Outs nada mais são as cartas que você não possui, mas que estão no baralho que podem lhe  dar uma mão vencedora ("draw" como é conhecida). O cálculo é simples, porém eu não consigo guardá-los, o que tem me deixado muito irritado.

Ex:

Você sai com a mão de poker, nas cartas fechadas, com uma 2♠ e 4♣ (eu só sai com essas merdas). Para melhorar sua mão, você ainda conta com as seguintes cartas que ainda estão no baralho: 2♣♥♦ e 4♦♥♠ o que dá um total de 6 cartas (três de cada, já que o baralho possui 4 cartas uma de cada naipe com o mesmo valor), ou seja você possui 6 OUTS.

Lindo!!!!!

Vamos complicar um pouco.

Na mão vc possui as mesmas cartas: 2♠ e 4♣, abre o floop com as seguintes cartas: 

5 ♣, 6♦ e K♥

Para fazer uma seguida, no caso como falta vc só pode contar com a carta do meio que é o "3" é conhecida como gutshot (nome gay americano que os baba ovos do Brasil usam), no caso como há 4 "3" no baralho  (3♣♥♦♠) você possui 4 OUTS. 

Mas para que servem os OUTS? .... .... Vamos descobrir logo abaixo:

Regra de 2 e 4 no poker, para usar no turn (4º carta comunitária) e river (5º carta comunitária)

 
Agora que já sabemos calcular os outs, vamos descobrir para que eles servem. No caso eles servem para calcular as chances delas saírem no turn e no river, usando uma regra básica que seria multiplicar os outs por 2.

Ex:

Sua mão: 9♥ e J♣            Floop: 5♣, 10♠, 2♥

Você não tem nenhum par, nenhuma chance de fazer seguida, ou Flush, ou seja vc só pode fazer par e trincas. Para saber a chance de algum 9 ou J sair na proxíma carta a ser virada, basta multiplicar os OUTS por 2.

No nosso exemplo vc possui 6 OUTS (9♣♦♠ e J♥♦♠) ou seja, 12% de chance para que consiga um par no TURN (quando abre a 4º carta comunitária). Se por acaso no turn vier um A♥, a mesa ficará assim:

 Sua mão: 9♥ e J♣            MESA: 5♣, 10♠, 2♥, A♥.

Ainda resta mais uma carta para ser aberta e vc ainda possui os mesmos 6 OUTS, ou seja você ainda terá os mesmos 12% de chance para aumentar o poder de sua mão com um par, totalizando 24% do floop até o river.

Resumindo.

  • Calcular as chances do Turn: Multiplica os OUTS por 2;
  • Calcular as chances no River: Multiplica os OUTS por 2;
  • Calcular as chances do Turn e River Juntos: Multiplica os OUTS por 4;

www.arquivos-vrituais.blogspot.com