Páginas

19 de dez. de 2018

Parabóla o Semeador




Hoje vou fazer uma postagem diferente, porém ainda relacionada a finanças e atrelada aos ensinamentos do Messias.

Estava eu comendo um pouco do pão da vida (Messias, O Salvador), e no trecho que estava lendo encontrei muitas verdades e quase não vejo ninguém que pertence há alguma seita religiosa dizê-las.

O trecho que estava lendo é sobre a parábola do semeador, escrita pelo Apóstolo Marcos. Como irão ver abaixo, em vez de apenas colocar a referência (capitulo e versículo), resolvi transcrever e comentar a parábola.  Acredito que assim, a pessoa que ler esta postagem, também poderá beber direto da fonte e indo mais além, talvez seja até a primeira vez que lê, mesmo que de forma indireta, uma parte da palavra do Salvador.

Notem também, que transcrevi preservando a fonte que tenho, uma bíblia de 1903 e notarão como o português mudou muito de lá para cá.

Segue a parábola (Marcos Capítulo 4), os comentários colocarei logo após:

3 - Ouvi: Eis-que saiu o semeador a semear;
-
4 - E aconteceu que, semeando elle, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram;
-
5 - E outra caiu sobre pedregaes, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda;
-
6 - Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se.
-
7 – E outra caiu entre espinhos, e, crescendo os espinhos, a suffocaram, e não deu fructo.
-
8 -   E outra caiu em boa terra e deu fructo, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.
-
9 – E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
-
10 – E quando se achou só os que estavam junto d’elle com os doze interrogaram-no acerca da parábola.
-
11 – E elle disse-lhes: A vós é dado saber os mysterios do reino de Deus, mas aos que estão de fóra todas estas coisas se dizem por parábolas,
-
12 – Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que se não convertam, e lhes sejam perdoados os seus pecados.
-
13 – E disse-lhes: não sabeis esta parábola? Como pois entendereis todas as parábolas?
-
14 – O que semeia, semeia a palavra;
-
15 – E os que estão junto do caminho, são aquelles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a ouvido, vem logo Satanaz e tira a palavra que foi semeada nos seus corações.
-
16 – E da mesma sorte estes são os que semeiam sobre pedregaes; os quaes, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem,
-
17 – Mas não teem raiz em si mesmos, antes são temporaes; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.
-
18 – E estes são os que semeiam entre espinhos, os quaes ouvem a palavra,
-
19 – Mas os cuidados d’este mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições d’outras coisas, entrando sufocam a palavra e fica infructifera. 
-
20 – E estes são os que foram semeados em boa terra, os quaes ouvem a palavra e a recebem, e dão fructo, um trinta, outro sessenta, outro cem.

Esta é uma parábola muito interessante, pois nela o Apóstolo nos revela a abordagem que o Messias usava para ensinar, para as pessoas simples que o seguiam (o povão, a massa) ele ensinava de maneira simples, por histórias para que o ensinamento seja leve e se fixasse no coração dos mesmos, pois estes não tinham o preparo (conhecimento) ou não estavam despertos o bastante para ouvir e entender o conhecimento verdadeiro, os mistérios do reino do Pai. 

Algo que chama muita atenção, porém nenhuma seita religiosa diz, está no versículo 12, o exatamente o final do mesmo “... ouçam e não entendam, para que se não convertam, e lhes sejam perdoados os seus pecados”. 

É claro e límpido, que o Messias tinha medo que as pessoas simples (que não possuem o conhecimento dos mistérios de reino de Deus) fossem convertidas, pois uma vez convertidas, seus pecados não podem ser perdoados.

Mas o que é a palavra convertam, converter ou convertido? Alguém já parou para pensar, ou alguma seita religiosa já comentou essa parte da parábola?

Dando uma busca rápido no dicionário:


  • ·         Convertam: Vem do verbo converter;
  • ·         Converter: Mudar transformar, abraçar uma religião;
  • ·         Convertido: que ou aquele que se converteu a uma religião ou a uma forma de pensamento; 


Agora tirem suas próprias conclusões do porque o sistema religioso não diz ou comenta nada sobre essa parte da passagem, ou ainda pior, adulteram essa parte escrevendo justamente o contrário, como na bilbia versão internacional moderna “12a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro odo, poderiam converter-se e ser perdoados! ”. Só um parêntese aqui nesta versão adulterada, que Jesus mal este (da versão internacional) que não quer que as pessoas se convertam para que não possam ser perdoadas! Pensem, porque ele é assim?

Reflitam, por que o Messias associou Satanás com aves do céu? Será que é mero ilustrativo, ou coincidência? O que muitos não sabem, é que Satanás é um anjo caído, um anjo rebelde que foi expulso do “reino do céu” (o correto é Reino de Deus, ou do Pai, pois o Reino é Dele e não do “céu”, na passagem é bem claro que o Apóstolo escreve Reino de Deus). Pensem ainda, por que o Messias associou "... saindo o sol, queimou-se" com não tem raiz em si mesmo?   

Há várias revelações que nos é feita nesta passagem, e isso apenas neste pequeno trecho do evangelho de Marcos, imaginem em todo ele! (desde que não tenha sofrido adulterações é claro). 

Hoje eu comentei algo, um trecho da palavra, que nenhum convertido do sistema religioso revelou, ou teve a coragem de falar nas missas ou cultos. Tem muita mais para ser comentado sobre esta parábola, no entanto pararei por aqui, para que a postagem não fique muito grande e para que possam digerir ou vomitarem o que foi dito, cada ser humano é livre para tomar o caminho que desejar.

E vocês, qual caminho trilham ou trilharão?

Abraços, e que a Vontade do Pai seja feita na Terra e no Céu, e que ele nos livre do mal.

www.arquivos-virtuais.blogspot.com

6 comentários:

  1. Muito bom, otimó post. Eu leio a bíblia quase que diariamente, ótimo livro. Seu entendimento é meio difícil e apurado, temos que estudar muito para compreende la. Post nota 10.
    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson

      Muito obrigado, mas estou apenas aprendendo diariamente. Uma coisa que recomendo é ler alguma versão antiga da biblia, pois ela é igual vinho, quanto mais velha melhor.

      Ter sempre os 10 mandamentos em mãos, para saber o que foi e o que não foi adulterado, eles são a medida da biblia, o que tiver escrito discordar deles, não faz parte da palavra original.

      abs.

      Excluir
  2. todo pecado pode ser perdoado, antes ou depois da conversão.
    a exceção seria os pecados contra o espírito santo.

    acho que o Messias não tinha o medo que vc imaginou.

    recomendo:
    https://www.youtube.com/playlist?list=PLEC40036394426695

    abs

    ResponderExcluir
  3. A Bíblia é um belo instrumento de doutrinação.
    Abraço e excelente 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços Grande UÓ.

      Infelizmente, é isso mesmo! Mas isso se deve as adulterações e enganos que fizeram com a mesma.

      Excluir