2 de dez de 2016

Atualização Patrimonial Novembro 2016 - R$ 96.848,38


O Pai pai Noel da Coca está chegando!


Estamos chegando na reta final do ano, e eu nem acredito que passou tão rápido.

Parece que foi ontem que o ano começou, e já está a terminar. Este é o penúltimo fechamento do ano.


 Resumo financeiro

Indo aos trancos e barrancos, mas ainda no campo positivo de valorização de capital. Acredito que eu tenha uma das piores rentabilidade da blogosfera, mas mesmo assim estou muito contente, pois tudo indica que vou conseguir ficar no positivo e ainda por cima bater a inflação. Se isso acontecer, vai ser a minha primeira vez! =D

Torcendo muito para que a primeira vez chegue logo!

Ações! Mês conturbado

Este foi o 3º pior mês para mim, nesta classe de investimentos, com aumento patrimonial de  -5%. Com destaque para a CEMIG, que caiu cerca de -14% no mês. Até aí nada de mais, CEMIG é a ação onde tenho maior valor aplicado em ações. É de longe o investimento que mais me deu prejuízo.

Mas apesar dessa queda, está tudo tranquilo, tive retorno este ano de 45% nessa classe, porém creio que vá cair mais um pouquinho agora em Dezembro, normalmente, o último mês do ano as ações sempre dão uma caída. Tudo tranquilo, mas espero que em 2017 eu consiga mudar o jogo e colocar uma rentabilidade histórica positiva na renda variável.

Nem os FIIs seguraram a queda

Queda de -2,5% este mês, com destaque para o KNRI11. Este estava mesmo com o preço de suas cotas muito esticado, em completo distrato com os outros fundos de lajes que costumo ficar de olho. Fiz meu aporte do mês neste FII e de cara já comecei com -4%. É incrível como pego na veia os topos, mas tudo bem, daqui 10 anos espero que ele ainda continue de pé, me dando alguns trocados em aluguéis.

Este está aí, sempre me ajudando nas horas mais difíceis

O Site com ajuda da alta do dólar, segurou a carteira e ainda aumentou meus proventos este mês. Apesar deste ano não ter tido uma grande valorização patrimonial, ele ainda é de longe o investimento mais rentável que fiz na vida. Tendo 28% de aumento de patrimônio histórico e 64% de ROE, só em proventos.

Tesouro Direto. Melhor desempenho do ano

Aumento de 3,69% no mês. O maior aumento que tive nessa classe de ativo, com destaque para os IPCA 2019, que teve uma valorização de 7%. Quase vendi só para ter o gostinho de embolsar esse lucro. rsrsrsrsr

Teria sido também, meu melhor trade da vida! 

Rumo aos 100k!

Minha carteira está prestes a chegar na barreira dos 100 mil. É uma marca simbólica, mas muito importante pra mim. Sei que com minha idade avançada (31 anos) não vou conseguir chegar a 1 milhão em vida, entretanto pretendo chegar bem perto.

Em resumo,  mês de novembro foi:

Ações derreteram, FIIs caíram, porém internet e tesouro direto seguraram legal, e consegui ficar positivo em 0,27%. Muito legal ver essa dinâmica, minha carteira possui dois investimentos com correlação negativa bastante alta. Quando o cenário interno está bem, ações sobem, quando o cenário interno está mal, internet sobe. E a renda fixa (T.D) pucha a balança pro lado positivo, não importa qual dos dois cenários esteja proeminente.

FIIs é para fluxo de caixa constante e possui seu próprio universo, para tentar diminuir o risco de pesar para o lado negativo da balança, o segredo é ter 50% em bons fundos de papel (renda fixa) e 50% em bons fundos de tijolo (renda variável).

Assim eu penso, é claro que há estratégias bem mais sofisticadas e com melhor desempenho, até porque nesse quesito estou lá em baixo.

Proxímas postagens

A fim de aumentar minha disciplina, como investidor e aprimoramento. Vou elencar alguns tópicos que acho relevante para meu crescimento como pessoa e investidor. Deixando eles como promessas para mim mesmo, que devo fazê-los.

São os temas escolhidos no momento:

  • 60 horas na prisão. Como é estar preso neste ambiente;
  • Análise da minhas ações em carteira;
  • Análise dos meus FIIs em carteira;
  • Atualização da página Carteira;
Até mais pessoal, e para finalizar, deixo essa linda imagem que achei o PixaBay:

Que o Natal seja bem fofinho para todos nós!