22 de nov de 2010

Interações Ecológicas



Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.

Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Esses tipos de relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas.

Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e indivíduos de espécies diferentes. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intra-específicas ou homotípicas. Quando as relações acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas.

Relações intra-específicas harmônicas:

     Sociedades: união permanente entre indivíduos da mesma espécie em que há divisão de trabalho.

     Colônias: união anatômica entre indivíduos da mesma espécie, formando uma unidade estrutural e funcional
.
Relações harmônicas inter-específicas

     Mutualismo: é uma relação em que os  participantes se beneficiam e mantêm  relações de dependência.

     Protocooperação: os participantes se  beneficiam por estarem juntos, mas  podem viver independentemente, sem a necessidade de se unir. Suas  relações não são obrigatórias.

     Comensalismo: apenas um dos participantes se beneficia, sem, no entanto, causar nenhum prejuízo ao outro.

     Inquilinismo: apenas um dos participantes se beneficia,sem causar prejuízo ao outro. A razão da associação é, frequentemente, proteção

     Mimetismo: evolução de uma semelhança a algum item não-comestível ou não-palatável.



www.arquivos-virtuais.blogspot.com 
Fonte: web

Nenhum comentário:

Postar um comentário