18 de mar. de 2015

Nova estratégia de investimentos – Buscando diminuir os riscos ou não perder dinheiro


Até recentemente, minha carteira de investimentos era formada por duas ações defensivas, empresa hidrelétrica Cemig e o Banco do Brasil (CMIG4 e BBAS3) e um investimento visando apenas o retorno do mesmo, que o site NeoBux. Em relação ao último, vou fazer um poste explicando o motivo de eu ter R$ 20.000,00 neste site, posso acrescentar que foi um tanto obscuro o que me levou a ter essa quantia e a acreditar em um site de propaganda num mercado repleto de pirâmide neste contexto.
Como podem notar visivelmente, essa é realmente uma carteira muito tosca de investimento e não recomendo a mesma para ninguém, mas sim, gosto e acredito muito no Neobux, acredito ser ele o principal responsável por me inserir nessa vida, onde comecei a interessar pelo tema investimento, onde conheci muitas pessoas que me são fonte de inspiração até hoje, e me fez dar os primeiros passos rumo a independência financeira (ID). A segunda grande influência que tenho é o site do pobretão, que me influência muito e outras fontes, como o HC Investimentos, o livro o Investidor Inteligente, etc.
O meu foco mudou muito neste último ano que passou 2014 e com ênfase em 2015, até este ano, minha única visão sobre investimento era focar em análise técnica, comprar e vender ação no meu caso moedas (Forex) acreditava eu ser a única maneira de se obter, melhor ter controle sobre seu capital, e fazê-lo caminhar sempre no azul, rumo a uma rentabilidade positiva. Análise técnica é muito, muito bonita e alimenta em seu peito o sonho de ser feliz, poder viver, se vestir e comer bem sem muito esforço, no entanto na prática ela não passa de sorte. Acredito que a única coisa realmente relevante na análise técnica é o controle de risco nas operações, exemplo: Usar ordem stop e atualizar o mesmo, sempre rumo ao lucro, nunca o oposto. De resto você pode usar qualquer coisa, o resultado sempre vai ser o mesmo, vai sempre ter um resultado de acerto em trono de 30 a 60% nos trades, nunca mais do que isso! Não importa o seu método, se é preço action, análise técnica conservadora ou baseada em indicadores dos mais complexos possíveis (O que na verdade eles são bem simples, no fundo só existem dois, os que calculam tendência e os que calculam volatilidade ou reversão). De hoje em diante vou fazer isso por robe, minha carteira vai ser toda baseada em analise fundamentalista e em rendimentos passivos ou fluxo de caixa. Tenho plena certeza que poderia ter tirado esse paragrafo do texto, mas vou deixa-lo.
Analisando minha carteira de 2014, esta teve um rendimento negativo de 7% o aumento de capital se deu exclusivamente devido aos meus aportes, pelos rendimentos passivos do Neobux e dividendos das ações. Não é sadio para mim e nem para ninguém ter rendimentos negativos em um ano. A parte disso é preciso fazer o que toda empresa séria faz, fixar custo e lucros, no meu caso prejuízo e lucros, ou seja, diminuir a volatilidade dos ativos (risco). Se eu não tivesse tido este retorno negativo de 7%, hoje eu estaria rompendo se não já tivesse rompido a casa dos 40.000 reais. Como me foi ensinando, recuperar 50% de um valor requer um aumento de 100% do valor atual, no meu caso ter um rendimento este ano de 8% só para ficar no zero-a-zero, imagina se eu perder mais 7% este ano. Como não quero passar por isso e lendo e estudando na internet, adicionando o fato da situação atual do Brasil e o risco iminente de estourar uma bolha imobiliária na China, além das crises dos Bancos Centrais, eu vou é tentar me blindar de ter um possível retorno negativo este ano.
Vou fazer o básico, alocar meus investimentos em renda fixa, chegar a um porcentual de 25% da minha carteira no Tesouro Direto, sei que o correto é como o pessoal diz, ter 40% de sua carteira investida nesse tipo de ativo (renda fixa), a chance de lucros são limitadas, entretanto certas que serão positivas, o que fará com quase certeza que sua carteira de investimento caminho pro lado certo da força, o caminho positivo de aumento de capital e assim perfazer a máxima: “Antes de aprender a ganhar, aprenda a não perder dinheiro” ... Não Perca Dinheiro, o dano pode ser irreversível.
Nisso tudo há um problema, como diz o filme Wall Street: “eles estão viciados em investir”. Eu estou, fiz as contas, sei o quanto é sadio para minha carteira ter no mínimo 25% em Renda Fixa, sei que o correto é ter 40%, mas mesmo assim eu ainda quero comprar ação. Principalmente da Cemig, onde eu paguei 17-19 reais por ação e hoje vale 11-13 reais. É a chance de abaixar o preço médio em 1-2 reais, mas sei que ela tem potencial de ficar entre 8,00-11,00 reais até o fim de ano, ou seja, perder mais dinheiro este ano, mas a esperança de que eu compre agora e ela fique-nos R$ 13,00 até o fim de ano, diminuindo minhas percas (que já estão em 20%) neste ativo são gritantes na minha cabeça. Para resolver isso, vou fazer o seguinte:
  1. Chegar a 12,5% da minha carteira em TD IPCA+;
  2. Se a Cemig estiver com P/VP até 1,2 compro até chegar as 500 ações;
  3. Se não estiver e essa vontade louca de comprar ações tiver passado, vou alocando os aportes no TD até chegar a 40% da minha carteira de investimentos (Previsão: Julho de 2016);
O Objetivo final da minha carteira será:
  • 40% visando aumento de capital (Renda Fixa);
  • 60% visando rendimento para mim (ações pagadoras de dividendos, Fundo imobiliários, etc).

    Vou adorar ouvir conselhos de quem tem mais experiência e competência que eu.

www.arquivos-virtuais.blogspot.com

9 comentários:

  1. Infelizmente conheço muito pouco de investimentos para falar a respeito. Mas estou interessado em saber sobre o obscuro Neobux, pelo que já vi dele não vi muito retorno disso (não vi nenhum realmente significativo).
    Fico no aguardo do seu post.
    Ahh e continue sempre com os posts gosto muito de ler o que você e os outros blogueiros de finanças postam.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado anônimo. Você não sabe o quanto é bom chegar aqui e ver comentários como o teu no blog.

    Vou fazer o poste sim, estou devendo isso!

    ResponderExcluir
  3. I ae vidinho

    Muito boa suas projeções em aplicações futuras.
    Vou aprendendo com você e os demais para começar em investimentos variáveis futuramente também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Vidinho,

    Cara, na boa. Não sou hater e quero dar um feedback construtivo. Não conhecia seu blog mas tive calafrios ao ler esse post (esse foi o primeiro que li).

    Duas coisas que me chamaram a atenção: completa falta de diversificação na carteira e muita orientação a preço/cotação e nenhuma atenção ao VALOR do ativo.

    Blog do Pobretão é entretenimento, por favor não siga as asneiras financeiras que esse cara comete. Pra ser sincero, acho que nem ele realmente faz as besteiras que posta, deve ser somente para trazer fluxo de leitores pro blog dele e ganhar dinheiro com publicidade.

    Você tem duas coisas valiosíssimas: determinação e tempo. Sobre a determinação, não existe melhor competência para um investidor que está em fase de formação de patrimônio. Sobre o tempo, não sei quantos anos você tem mas, a julgar pelo valor do seu patrimônio, você deve ser jovem ainda e tem o maior aliado ao seu favor para crescer o patrimônio de forma SEGURA e sem PRESSA.

    Outra dica: você emprega alguns termos emocionais em seu texto: "vontade louca de comprar ações", etc. Em investimento não tem emoção: tem conhecimento, tem plano, tem execução.

    Espero no futuro ver seu patrimônio multiplicado por 10 e que essa mensagem tenha sido o início para uma mudança de rumos.

    ResponderExcluir
  5. Opa. Muito obrigado pelo seu comentário, vou apreendendo com cada dica que me dão.

    Bom, quanto a diversificação, concordo plenamente, e é por isso que vou parar de comprar ações e ir pra renda fixa até uma certa qtd na minha carteira, tenho certeza que se eu tivesse feito isso há um tempo atrás estaria bem melhor hoje em dia.

    Agora, quanto ao tempo, não tenho muito. já estou cheio de cabelos brancos, e até barba branca! ... Sim, sou um completo fracassado com o homem e como pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Sou o mesmo anonimo do recado anterior (11:39).

    Rapaz, fracassado nada. Fracassado é quem não faz nada para mudar o rumo de sua vida. Pelo que vejo você está aqui escrevendo sobre sua jornada e nada vai te tirar dela. Não importa QUANDO você começa, mas sim SE você começa.

    Pensa em cada aporte como cada vez mais perto do seu objetivo de independencia financeira. E pensa nas decisoes conscientes e certas de investimento como uma forma de acelerar esse passo.

    Pensa em voce daqui a 10 anos em dois cenários: (a) sem poupar/investir e (b) poupando/investindo. Se seguir o "b", você daqui a 10 anos vai ter muito a agradecer a você de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí. Vamos que vamos, e torcer pro caminho b ser melhor que o a em todos os aspectos

      Excluir
  7. Minha opinião é que na bolsa hj tem duas coisas boas: cielo e ambev. cmig não tá valendo. Tenho tb. essa não comprei mais todavia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa. Realmente, CMIG só anda para baixo ou pro lado. O que me deixa descrente em relação a ambev e cielo são o alto valor de PL e PVP delas.

      Excluir