19 de set. de 2015

Compras do Mês - Enfiando a cabeça em ações

Já passamos da metado do mês de Agosto e logo alí na frente é o fim de ano. 

Bom, não é segredo para ninguém que bolsa brasileiro se encontra num suposto fundo, e que isso pode representar uma grande oportunidade de compra para quem tem um horizonte de longo prazo nas aplicações financieiras, no caso ações. Porém este grande suporte que estamos vivendo, com a bolsa no mesmo nível de 2008, não segurar os preços no gráfico, só Deus sabe onde é fim do poço que vamos ter entrado, eu chuto 38 mil pontos a proxíma parada, para depois cair mais ou lutar para voltar para onde estamos.

Apesar disso tudo, fui influenciado pelos gurus da empiricus a investir forte em ações neste mês. Aqui vai um aviso: "Isso não é o certo a fazer, não se deve investir seguindo gurus" porém, eu que já sou um bosta e a distância entre um mendigo e eu não é muita, resolvi pegar minha reserva de emergência ( 5 mil reais) e investir nas 4 supostas ações imperdivéis que eles citam.

A primeira é a Itausa (ITSA4)

Realmente, tenho que concordar com eles, os gráficos de lucro liquido dessa holding são formidáveis, a empresa não apresenta dividas e tem caixa líquido invejoso. Tem um bom P/L, bom ROE, porém um puco cara (P/VP de 1,23). No fim, é uma boa recomendação de compra para um horizonte de 5 anos, comprei 200 ações da empresa.

A segunda é a Kroton (KROT3)

Sempre quis ter uma educacional na minha carteira, acredito que só com muita educação para o Brasil seguir em frente, mas sei que esta indústria assim como tudo no Brasil é podre, ruim, opressora e ineficiente. Vide universidades públicas, são um lixo, professores doutores que ganham rios de dinheiro que só enxergam o próprio umbigo, que só sabem fazer pesquisinhas para escrever algo inútil e publicar para aumetar ainda mais seus salários. Na boa, para que serve pesquisa científica de faculdades públicas no Brasil? quem já fez e já passou por isso sabe muito bem qu elas não servem para nada além encher linguiça no seu currículo acadêmico (Pesquisas tem de servir para a sociedade e não só para os professores, tem de ser feita em parceria com as empresas privadas para melhorar as mesmas). ... .... bom, voltando ao assunto, eu estava de olho na estácio há algum tempo, acredito ser uma empresa mais redonda que a Kroton porém mais cara também, (P/VP de 1,66) neste preço não me animava a pagar para ter ela na carteira. Então, comprei 100 ações da Kroton, mesmo sabendo que não é a melhor escolha do mercado, mas é sem dúvida uma das melhores no ramo educacional no Brasil, sei que ela vai sofrer muito no ano que vem, sem fies e tal, mas é aguardar e acompanhar para ver como os administradores vão lutar contra a crise.

A terceira foi a Nautra (NATU3)

Vou falar a verdade, comprei só porque me comprometi a gastar os 5k nas indicações da empiricus. Acho uma empresa cara, muito, muito cara, preço por ação de 9,56, ou seja, estou pagando nove vezes o que a empresa tem em bens materiais e financeiros. Apresenta uma dívida de cerca de 6x seu patrimônio líquido, seus lucros que são relamente formidáveis (ROE de 70%) vem caindo nos últimos anos e para piorar a empresa vende coisas futéis, que em crise, são as primeiras coisas que nós cortamos de nossas listas de gastos. Comprei 46 ações da empresa, sei que elas só vão dar retorno, se é que algum dia vão, se realmente o Brasil der a volta por cima, e as mulheres voltem a torrar toda a sua grana em produtos de beleza.

Ainda falta uma indicação de compra deles, e tenho R$ 1.300,00 para gastar nela, não comprei BOVA11 que também estava sendo recomendado por eles pelo seguinte motivo: "Entre BOVA11 e Tesouro, eu prefico ficar com o tesouro direito, os dois tem a mesma finalidade na carteira de investimento, diminuir os riscos e fazer com que a carteira sempre caminhe no lado positivo".

 Vamos ver no que vai dar.


www.arquivos-virtuais.blogspot.com

15 comentários:

  1. Cara, desculpe a sinceridade, mas voce nao sabe o que esta fazendo. Comprar por indicacao? Leu os balancos destas empresas? E pior, dividir 5 mil reais em 4 compras? O que vai acontecer e que quando as acoes cairem do seu preco de compra como voce nao tem estrategia ira vender no fundo e perder dinheiro. Comece do zero, estude e faca os seus investimentos, sem indicacoes. No caso de perdas, voce sabera que voce errou, escolha sua, e nao os outros. Ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica e realmente, tenho muito o que aprender, e está certo em algo, não se deve comprar seguindo gurus, mas se pode sim, ficar de olho no que eles falam e tentar aproveitar algo de bom, fazendo um filtro nas informações.

      Estas emrpesas vão ficar na minha carteira, ou seja, vão estar na escala de invetimento gradual, e algumas vezes vão ser investimento de valor e outras não.

      Só no momento só a Natura que considero uma má indicação, a Itausa e a Kroton são boas empresas, vão sofrer como todas por causa do momento que estamos passando, mas tenho de esperar.

      Só para se ter uma idéia, ate hoje tive um lucro de -78% em ações, se essas indicações não forem pior do que isso (meu estatus em 3 anos de investimento em ações), pelo menos terei perdido menos dinheiro.

      Excluir
  2. Boa tarde Vidinho, tudo bom ? Espero que sim.

    Essas foram as ações recomendadas pela Empiricus ?

    Interessante .... Estarei acompanhando.

    Eu gostaria de investir em uma educacional, mas fico bem longe pois o governo interfere demais.

    Um super abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços.

      É isso aí, vamos aguardar e acompanhar. E sim, estas foram as indicações para a carteira de longo prazo deles. Falta uma ação ainda e tem o BOVA11 como citei no texto também.

      Excluir
  3. Grande Vidinho, te adicionei no blogroll. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madruguinha!

      Opa, vou fazer o mesmo e vamo que vamo, rumo aos 50 k!!!

      Ops, vc já passou há tempos!
      =DDDD

      Excluir
  4. Reserva de emergência se coloca no máximo em LFT, nada de renda variável. Cuidado com estes caras da empiricus, tempos atrás estavam recomentando HRTP3. E OGX também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus que me livre!

      hehehe

      Vou reaver minhas reservas, é que estou desesperado esses tempos para conseguir bons resultados.

      Excluir
  5. Olá

    Eu acho ITSA4 muito boa, KROT3 interessante e NATU3 por tudo o que você falou dispensável.

    Mas se eu soubesse o que tenho que saber, eu estaria rico e os cara da Empiricus não seriam famosos...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, eles estão ficando muito famosos e ricos também.

      Excluir
    2. Aveztruz Master também era famosa e fo**eu com todo mundo

      Excluir
  6. Vidinho,

    Cuidado com essas indicações da EmpiriCU, eu sinceramente quero passar longe e odeio tudo o que eles pregam. Temos que pensar por nós mesmos. Esses analistas aí tão pouco se fudendo pra gente. Daqui a 4 meses eles tão indicando pra vender tudo isso que eles tão indicando, não se iluda!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. De uma maneira geral o investidor espera dobrar seu capital aplicado em cinco anos, (geralmente 15% de retorno composto ao ano), isso nos EUA, com baixa inflação. Lá é muito comum se investir em ações. Hoje temos titulos do governo pagando altos juros (16% ao ano pre-fixados, ou 8% + inflaçao, ou acompanhando a SELIC que está 14,25& ao ano). Temos também debêntures pagando 1,5% + CDI, alem de LCIs, LCAs. Quantas ações trarão um retorno maior em 5 anos do que a renda fixa nestes patamares? Tem que saber selecionar muito bem. Não adianta ficarmos ansiosos em ter altas rentabilidades. Foco no trabalho e nos aportes. Sugiro alguns livros pra quem não conhece: Investimentos para não especuladores, do Portinho; análise de balanços e as escolhas de Warren Buffet, da Mary Buffet, além de dar uma estudada no stock seletion guide.

    ResponderExcluir