19 de dez. de 2015

Compras de Dezembro - 2015

Sonho meu, ir no shopping e gastar a vontade despreocupado

Bom vamos as compras deste mês.Queria muito ter ido ao shopping como todos e torrado uma nota lá. Mas, ainda não tenho condições de fazer isso, por hora só comprando migalhas na bolsa de valores.

Guararapes Confecções (GUAR3)

 

 
Organograma da empresa
  • Compra de 25 ações no valor de R$ 50,15 - Total: R$ 1.259,25
Bom, essa é a mais nova empresa para entrar na minha carteira de ações, não vou negar que comprei esta por que foi mais uma indicação da Empiricus, assim como as outras 4 ações que falei aqui.

Porém, fiz minhas proprias ponderações: No caso eles estavam indicando a possibilidade de fazer a troca de CTIP3 por GUAR4, colocando os lucros do trade no bolso ou nesta nova ação. O motivo deles indicarem o encerramento na posição Cetip não vem ao caso. Eu fiz um pouco diferente: Ainda tenho Cetip em minha carteira, acho uma boa empresa, lucrativa, remunera bem os acionistas porém sempre foi cara, isso é muito ruim para ir fazendo o investimento gradual (comprando ações mensalmente) na empresa, memso correndo o risco dela ser vendida para outra empresa resolvi ficar com as ações. 

E em vez de comprar GUAR4 comprei GUAR3. As ações preferenciais (Guar4) estavam no mesmo preço das ordinárias (GUAR3), olhando no site do GuiaInvest vi que a empresa não tem um bom nível de governancia coporativia, novo mercado, nível 1 ou 2. Fiquei com um pé atrás e fui pesquisar sobre o Tag Along do papel GUAR4. Não encontrei o valor, no bastter diz 80% mas não diz se é da guar3 ou guar4. Se alguém aí souber uma bom local para encontar essas informações de Tag Along das empresas me passe, pois nem no site da Bovespa encontrei estes dados.

Analisando a evolução fianceira no fundamentus, os gráficos me chamaram atenção. A empresa sempre fui lucrativa, sempre pagou dividendos, e sua receita líquida só aumenta, baixa alavancagem em dívida e com um bom caixa . O lucro líquido deu uma caída neste ano, mas em qual empresa não caiu? (já sei, exportação de papel e celulose, mas estas já estão muito caras e nem sempre foram boas e vou encarteirar minhas ações)





Hoje, as ações preferenciais valem mais que as ordinárias, visto que estas últimas caíram enquanto as GUAR4 aumentaram, isso até agora não me chateou, apesar que seu tivesse com as preferenciais já estava com lucros. Não entendo com ações ordinárias de uma empresa privada valem menos que as preferenciais, já que a diferença de DY não é alta e não possuem o governo como sócio majoritário. Entretanto como pretendo ficar sócia da empresa no longo prazo, espero que quando for a proxíma vez de comprar ações dela, a situação ainda continue a mesma.

Assim adquiri minha primeira ação no setor de varejo, a situação vai ser complicada até o fim de 2018 para o setor, onde só os fortes sobreviverão.

Tesouro Selic 2021

Aqui é bem simples, refazer minha reserva financeira líquida e ainda aproveitar o alto rendimento desta modalidade.

  • compra de 0,12 - Total: R$ 880,82

Bom é isso! vamos para o proxímo mês, usar toda a grana que se tem disponível para comprar mais algumas migalhas e acreditar que seja recompensando. Além de ver a vida passar sem aproveita-lá, só falta o governo querer taxar 90% dos lucros da empresa, 90% dos lucros das transações e 90% dos dividendos, por que eles não chama-nos de escravos logo de uma vez?

www.arquivos-virtuais.blogspot.com 

12 comentários:

  1. Pensei que você ia fazer compras literalmente neste natal. Rss

    ResponderExcluir
  2. show Vidinho

    to olhando com carinho uma LCI ainda em 2015 pra fugir da tributação que deve vir em 2016 =(

    infelizmente o governo não quer que os pobres fiquem ricos, e sim que os ricos fiquem pobres... esse é o jeito deles de diminuírem a desigualdade social.. tá triste...

    sigamos em frente, penso em wege pra carteira, plano ambicioso deles até 2020... P/L ainda tá legal... NS subindo, ML legal... vamos ver...

    acho que vão ser essas minhas compras ainda esse ano rs...

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas escolhas!!!

      LCI sem imposto enquanto ainda tem e WEG e uma das melhores empresas do Brasil.

      Só acho o P/L um pouco alto, mas ela sempre foi alto mesmo, pois quem tem ela na carteira não quer abrir mão.

      Excluir
  3. cotação caindo ultimamente pela subida na taxa de juros e recuo no ebit... vc deve analisar o motivo dessa queda já que a rl tá subindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não descobri o pq da prefencial ainda a subir e a ordinária a cair

      O EBIT recuando, acredito que seja reflexo da crise. Até o momento ainda não é problema, já que a empresa quase não tem dívidas e tem caixa líquido superior a estas.

      Mas, estamos de olho para ver como vai se compartar em 2016

      Excluir
  4. Vidinho,

    A insegurança que o governo cria para nós investidores me causa um belo desânimo.

    Feliz natal e próspero ano novo para você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madruguinha.

      Desejo a você e sua família tbm, um Feliz Natal e tudo de bom pra vocês.

      Excluir
  5. MUito bom o post e ótima finalização: por que não chama-nos de escravos logo de uma vez ? Minha bisavó tinha escreavos (de verdade) na fazenda dela. Sinceramente, acho que viviam melhor do que a grande maioria das pessoas atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tem muito empregado que vive igual escravo nos dias de hoje.

      Excluir
  6. Respostas
    1. É melhor mesmo, mas se for uma empresa séria com tag along 100%, acredito que dá para ir para as PN tranquilamente tbm.

      Mas o correto é como vc disse, sócio é melhor ir nas ONs.

      Obrigado.

      Excluir