8 de jul. de 2015

Revisão do 1º Semestre

É hora dos cálculos ridículos
Pucha vida! Já se passaram seis meses deste ano de 2015 e praticamente voaram, também, 1/4 da vida dormindo e 2/3 dela trabalhado honestamente, que horas vou ter tempo para curtição e alegrias, tempo para a felicidade e uma vida melhor.

Vou fazer uma análise totalmente amadora sobre meus ganhos, investimetos e vida pessoal. Além é claro, de ver se consegui cumprir as metas que me propus a fazer.

Revisão de receita e gastos

Planilha linda! eu quem a fiz!


De acordo com o meu contador pessoal, no meu livro contábil vou encontrar os seguintes valores:
  • Receita: R$ 13.433,77
  • Despesas: R$ 6.477,41
  • Valor Poupado: R$ 6.956,36
  • Investimentos: R$ 6.300,50
Me dói o coração ao ver esses números! Sei que muitos de vocês ganham o que eu gastei seis meses para conseguir, em um mês ou menos. Porém, tenho que lutar com o que tenho em mãos, ou posso ir pro caminho mais fácil, que é roubar e ser bem visto entre meus semelhantes por isso, ter uma vida sexual mais potente e tal, entretanto fui criado no interior de Minas Gerais, onde ainda há famílias honestas, mas creio que no máximo em três gerações, vamos virar um nordeste/norte da vida.

 - Receitas -

Dos 13K que recebi, R$ 2.551,39 veio do Neobux, o que me deixa muito contente, isso representa dois meses de salário meu e cerca de 18% de toda minha renda! É incrível esse número, desejo longa vida a este site.

R$ 1.182,67, cerca de 8,8% da renda veio de outras fontes, estas que nem me lembro mais, sei que R$ 834,00 foi a participação dos lucros que minha empresa pagou para mim este ano, os outros R$ 348,67 não me lembro de onde vieram.

O Salário e Horas Extras, representaram ao todo 72% de toda renda que possuo, seria ideal eu conseguir outras fontes de renda, para ficar menos dependente do meu trabalho além é claro de alavancar meus aportes. O foda é que falar é mais fácil do que fazer, como conseguir isso sem tempo e de forma fácil e segura?

 - Despesas - 

48,21%  

Mapa da despesas de um pobre ridículo
é exatamente a parcela que usei para sobreviver como um zumbi! sem sair, sem me divertir, sem tomar um sorvete nos fins de semana, sem comprar uma par de roupa sequer (apenas um tennis para trabalho e algumas cuecas). Minha vida é um lixo, sou um imbecil, não saio de caso, salvo raras excessões, não gasto grana nem com uma lata de coca cola e mesmo assim não tenho grana nem para comprar meu caixão, ainda mais pagar um funeral.

E pensar que tudo tende a ficar pior neste segundo semestre de 2015!!! 

 - Investimentos - 

Praticamente tudo que poupei eu investi, já que estou velho e não consigo mais estudar  ou aprender algo de novo, preciso comer com minhas próprias mãos. Acho pouco provável que eu vá conseguir ir muito longe nesta vida de investimento ou ser alguém em minha miserável vida. Mas vou segui em frente, qualquer melhora em minhas condições de sub-existência é uma vitória a se comemorada por mim.

Os valores de investimentos foram um pouco mais alto, já que nesta planilha não anoto os dividendos e juros, estes são totalmente reinvestidos. O Valor total foi de R$ 8.537,85 o que dá um média de R$ 1.422,97, longe dos 2k que o Pobreta recomenda como mínimo para se investir mensalmente.    

Revisão das metas do 2º Trimestre

  • Aportar cerca de 35% do meu salário, previsão de cerca de R$ 1.260,00;
Consegui realizar com certa facilidade, contando apenas o salário e H.E consegui aportar cercade de R$ 1.675,86, tive uma certa gordura nesta meta.
  • Assistir 2 aulas de inglês no youtube e chegar até a 9 lição desta apostila;
Fracasso total! Parei de estudar o inglês, comeci a estudar para o concurso, mas já dei uma parada também! Estou sendo um péssimo aluno auto-ditada, e olha que na juventude eu gostava muito de estudar, hoje não consigo.

  • Aportar todo rendimento da minha carteira, previsão cerca de R$ 600,00;
Realizado facilmente e com sobras, só o neobux me deu muito mais do que isso!

  • Reanalisar meu trade sistem, e consegui 1% de lucro nas operações até o fim do 2º trimestre;
Minha maior derrota! estava indo muito bem, até o fim do mês passado. Sim, sei que é loteria e tal, mas eu gosto de fazer e o valor que invisto nisso é irrisório. E acredito sim que é possível ter bons ganhos na especulação, conheci uma pessoa que vive só disso e, é um dos meus sonhos conseguir também. Porém, hoje, depois desta derrota estou muito desmotivado a continuar neste caminho.
  • Economizar nos gastos com transportes, gastando um total de apenas R$ 200,00 por mês.
Meus gastos em transporte nestes últimos três meses foram de R$ 467,00. Consegui também, porém minha velha banheira, está com problemas na embregem e não vou ter como correr dessa despesas este semestre

Metas para a Carteira de Investimentos

Nadei, nadei e estou morrendo na praia


Bom, para minha carteira de investimentos, tinha posto para mim mesmo a meta de 1,5% ao mês. Acreditava ser este um valor adequado, um prêmio por todo o esforço realizado, porém por sugestões dos leitores do blog e após analisar outros amigos blogueiros, vi que este valor está muito, muito puchado. Então pensei: "Como avaliar o rendimento da minha carteira"

A primeira resposta veio, usar o índice bovespa como balizador, mas lendo o blog do leitão, aprendei que não se deve usar o mesmo para tal e concordei com ele, nossa carteira sofre mutação, alocação, aportes e desaportes, e o índice fica lá, estático e sempre cheio. Então de acordo com a filosofia dele, nossa obrigação como invetidor alocador é bater a renda fixa! Para quem se interessar, neste link está a resposta dele para esta pergunta, recomento a ler quem ainda não viu, é bem didática.

Estou completamente de acordo com ele, temos que vencer a Renda Fixa, a Inflação e o mais importante, nós mesmos, isso não significa ter muito cuidado ao comparar nossos resultados (Cuidado ao comparar com ciclos de alta com ciclos de baixa, apresentando um resultado maquiado e obscuro, etc), nosso psicológico, nosso aprendizado em investimento e tal.

A fita métrica de um vencerdor no mundo do investimento que ele deu foi: Fazer o dobro da Renda Fixa, o CDI? Este até o momento de hoje, representa um acumulo de ganho em cerca de 6,25% o dobro disso seria: 12,5%

Estou muito longe de conseguir isso!

Porém, renda fixa inclui várias coisas e ao meu ver, se ele estava se referindo a poupança, já que cita que a inflação come os lucros de quem fica só na renda fixa além de ser uma resposta destinada a leitores iniciantes, então adotando está métrica, a poupança rendeu até hoje cerca de 4,46% e o dobro seria 9%.

No fim, é muito proxímo da minha meta acumulada de 9,34%. Sem querer, acabei colocando uma boa métrica para bater, porém tenho quase certeza que não vou conseguir acompanhar o rendimento de 1,5% ao mês.  

Conclusões

Analisando tudo isso, tenho muita facilidade em poupar o que ganho, o que por um lado é bom e por outro ruim. Bom porque se quero mudar de vida, este é o primeiro passo que tenho de dar, e dessa primeira parte consigo realizar sem problemas, o ruim é que por causa da quantia medíocre que recebo, fico a par da sociedade, sem me relacionar com o sexo oposto e  com amigos ou pessoas comuns.

Outra coisa que notei, foi que nem me lembrava mais das metas impostas a mim para estes três últimos meses, de nada adianta ter metas se não as dedica. Vou colocá-las num lugar visível para mim e aqui no blog numa página separada, destinada apenas a elas, para assim poder planejar minhas ações para cumprir as mesmas.

Preciso aprender a gostar de estudar novamente, até gosto muito de ler, mas quando tenho de estudar português ou matemática, não tenho o mínimo de animo para isso. 

Preciso também, além de elaborar metas para meus aportes e carteira de investiemntos, metas para o aprimoramente pessoal. Já sei disso há bastante tempo, mas nunca impus de verdade isso a mim, sempre que começo, paro de fazer, de me dedicar a qualquer coisa em no máximo dois meses, seja em exercícios físicos, um curso, melhorar habilidades sociais, como paquerar mulheres, já tive um planejanento sobre cada um desses itens e dos mais variados, mas não nenhum durou mais de dois meses de empolgação. No fim, acabo largando tudo e não me aprofundando em nada.

Bom este é o resumo de minha vida, meu blog e meu dinheiro neste seis meses que passaram de 2015. 

Qualquer dica, comentário, força é sempre bem vinda, fico muito feliz quando chego em casa e tem comentários aqui para ler e responder, é uma sensação de que alguém compartilha de minhas idéias, um incentivo a lutar por uma vida melhor.

Quero agradecer a cada um que pasosu por este blog, que leu, que comentou, me deu dicas, me ajudou em alguma coisa. Como o lança da má circulação que estou tendo, descobri aqui no blog isso.

www.arquivos-virtuais.blogspot.com




 

19 comentários:

  1. Esquenta não companheiro, estamos no mesmo barco huahuhahs.

    As vezes parece que está tudo perdido... mas não está.

    A vida tem as suas surpresas.

    tenha fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MC

      Valeu cara, estou acompanhando você, preciso ficar esperto ou me superará em segundos.

      xDDDD

      Torcendo pra ti tbm

      Excluir
  2. Força aí parceiro! Meu salário é tão lixo quanto o seu e comecei investir agora! Não compro nada durante o mês, somente o indispensável e não saio nunca! Minha maior alegria é quando recebo e daí posso investir, daí se passa mais 30 dias infernais! Você tem uma renda com seus investimentos, por enquanto eu não tenho isso! Força aí! tô acompanhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,

      Vamos seguindo então. Já lhe adianto que não é uma boa vida essa, ainda mais se ganhar igual a mim.

      Excluir
  3. Muito bacana a sua avaliação do semestre, acabou de me inspirar a fazer a minha!
    Possuo uma renda maior do que a sua, e mesmo assim você tem MUITO mais dinheiro acumulado.
    Você é um guerreiro, está de parabéns. Não se deixe abater.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IpA

      Muito obrigado caro, e vamos todos indo em frente e crescendo aos poucos

      Excluir
  4. Cara, segue nessa. Da um gás ver pessoas poupando dessa forma. Não importa o volume, poupar sempre te coloca um passo a frente de 90% dos brasileiros merdalhão.

    Eu curti DEMAIS sua planilha com as metas, aportes e valores. Caso um dia queira, seria interessante passar para todos que acompanham seu blog.

    Forte abraço e parabéns meu caro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força, e sim, esperamos que estejamos certos e que poupar venha a valer a pena, porque o sacrifício é muito.

      Boa idéia, elas são bem simples mas vou dar um jeito de levantar elas aqui no blog.

      Excluir
  5. Seria possível você comprar uma bicicleta pra poupar com transporte?
    Na minha opinião, ESQUEÇA essas fórmulas de felicidade e riqueza... Apenas viva bem com dinheiro, não tente bater CDI, renda fixa ou o que for. Assista uns vídeos do Bastter, o cara fala sobre isso. Se puder leia o livro "eu quero ser rico" do autor.
    Uma boa pode ser se matricular em um cursinho pra concursos, pra se manter estimulado... Meter a cara, estudar a cada 5 minutos livre, enquanto trabalha, está no banheiro, comendo... até passar em algum concurso se é o que você quer.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria não, trabalho muito longe de casa e tenho que pegar até rodovia para chegar em meu local de trabalho.

      Bom, concordo em partes contigo. Realmente, ficar bitolado com essas coisas de números, de superar ta valor X, não é lá muito saudável para vida, tanto social quanto de saúde. Porém, há de concordar que todo esforço que fazemos, de desejar comer um sanduíche, um refrigerante ou comprar peças de roupas e não fazer em prol de lutar por um vida um pouco melhor no futuro, isso tem de fazer valer.

      Imagina se fazendo isso tudo, você aporta seu dinheiro e tem rendimentos negativos na casa dos 15-20%? Se isso acontecer, sou mais perdedor do que todos, todo mundo curtindo sua grana miserável, mas mesmo assim comendo algumas cenouras e eu não. AInda por cima, ficando mais pobre do que todo mundo.

      Excluir
  6. Como funciona esse neobux? Vi que você ganhou uma grana considerável, mas o site oferece um valor muito baixo pelos cliques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou devendo isso já faz tempo!

      Fiz um post mostrando como entrei nessa de ter 20K aportado lá, mas estou devendo como fazer ele ser rentável. Em breve posto a respeito, mas adiantando, se for tentar crescer com suas proprias forças, sem investimento, você deve olhar com carinho para a área de Mini Trabalhos, tem gente do Brasil mesmo que consegue fazer U$50 por dia lá.

      Já adianto que não é fácil isso! primeiramente tem de ter um domínio médio no inglês, quanto aos clicks, o que importa são os clicks de seus referidos, eles valem 0,01 cada.

      Excluir
  7. AV

    Somos todos vencedores desde o principio, já que estamos na antemão do povo brasileiro.

    Nós que investimos, que nos esforçamos somos a minoria!

    Mas lendo o seu post sobre vida pessoal, fiquei pensando até que ponto sacrifícios devem ser feitos, creio que temos encontrar um meio termo entre o nosso sonho da independência financeira e a vida real,.

    No entanto é domingo e já estou meio tristonho, já que pior do que o meu final de semana sem graça é ter que trabalhar na segunda-feira.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM

      Tens toda razão, tenho que achar um equilibrio para a vida social e a vida de poupador, porém acredito que este equilibrio vai vir apenas quando conseguir uma forma de aumentar minha renda.

      Excluir
    2. Converso muito sobre isso! Não adianta aportar quase tudo e não ter vida social nem qualidade de vida, temos que conseguir o meio termo! Pra quem gosta de se exercitar existem opções baratas pra se divertir, por exemplo, correr não gasta, nadar as vezes também não se você viver perto de praia ou lago, comprei um slackline por 87 reais parcelado em 3 vezes e isso toma parte do meu tempo e me divirto além de ser um desafio, jogar frescobol também não custa quase nada e diverte, enfim existem maneiras de socializar sem gastar muito, procure algo que goste e continue aportando.
      Abraço.

      Excluir
  8. Olá Vidinho, qual broker vc utiliza para operar forex? É confiável, já conseguiu resgatar dinheiro de volta para sua conta?

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu uso o liteforex e sim, já fiz transferências para minha conta, não bancária, mas do Alertpay.

      Excluir
  9. Meu cMarada vidinho, já te sigo tem tempo. Suas metas estão boas, você tem cumprido quase na totalidade seus objetivos e o único desafio é superar suas próprias metas. Posso dizer que chega a ser incoerente o que você escreve com o que você pratica, suas ideias são excelente, seus cálculos são espetaculares, você consegue aportar mesmo tendo um salário que nos dias de hoje não é alto e tem muito mais dinheiro aplicado do que a maioria que tem salário maior mas você escreve que é um imbecil ou um bosta por não ter mais, calma companheiro! Você já faz parte da elite que tem conhecimento e disciplina elevada, já já chega aos 50, 100k e daí pra frente você já conhece a curva dos juros e passará a ter 1k de rendimentos mensais.
    Tamo junto!

    www.buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado grande!

      É que o desenvolvimento de minha conta é tão lento, e agora que a bolsa cainda sem parar, patino e não saio do lugar!

      Mas é isso, tenho fé que vou conseguir superar os 50k ainda este ano.

      Excluir