29 de fev de 2016

Atualização Patrimonial Fevereiro 2016 - R$ 63.614,33

Uma vez a cada 4 anos!!!

O Segundo mês de 2016 acabou! Tecnicamente faz um mês e quinze dias que estou com mais tempo livre para mim, o que é realmente muito bom. Não ter compromisso de levantar cedo, pegar ônibus cheio e ir para o trabalho é uma experiência muito boa. Claro, há também os lados ruins, como não ter rotina de acordar e dormir, o que deixa o relógio biológico estressado, e também tenho de preprar minhas proprias refeições, que não tem tantas variedades como no restaurante da antiga empresa.

No fundo, vou ter muita dificuldade para me adapatar novamente a rotina escravista da sociedade, uma vez liberto dos grilhões, é difícil querer voltar a colocá-los... porém, o sistema social conspira para que os tenhamos, e eu vou ir em busca dos meus outra vez.

Resultado Financeiro

O final do mês de Fevereiro foi bom para a renda variável, ações e FIIs reagiram "bem". Não se pode dizer exatamente isso, pois em um horizonte de longo prazo um mês não é muita coisa. E como rodo pouco a carteira, isso é, faço troca de ativos muito raramente, ainda continuo no vermelho no geral.

Vamos aos resultados.

Ações!!

Fé que vai dar certo!!

Neste mês, minhas ações saíram de  -12% para -5,12%. É um resultado fantástico!! Mas todavia, ainda é um resultado ruim, para o início do ano. Quanto ao rendimento histório, este nem vale a pena comentar, creio ser o pior desemprenho de toda a blogosfera, quem sabe do mundo!

Fundos Imobiliários.

   Ainda vou pagar o aluguel de casa com eles!!

A cartiera de FII também reagiu muito bem, chegando ficar no azul este ano, claro no histórico geral ainda está negativa, mas ainda não é um valor para me preocupar igual a carteira de ações.

Fundo Imobiliários é onde quero destinar grande parte dos meus aportes agora, pretendo incluir mais um FII para ficar com 4 na carteira. Acredito que pelo valor da carteira em sí, 4 tipos de FII é um bom número. Estou pensando em pegar um de shopping, pois já tenho um de escritório, um misto logistica e escritório e um recebível, está faltando um de shopping agora. 

Estou pensando em pegar o HGBS11, Possuí mais de um shopping na carteira, está com um bom desconto nos valores das cotas. Porém, tem pendências jurídicas por causa de um empreendimento, não são empreendimentos destinado a classe AA, o que em se falando de shopping isso representa ainda muita queda na renda e vacância, visto a situação do Brasil atualemnte.

 Será este um FII poderoso?

O pessoal que detém conhecimento de FII, que quiser comentar sobre o HGBS11 e indicar outros FIIs de shooping, as opiniões serão muito bem vindas. 


 =D

Este site aqui, ainda continua a me dar muita alegria. Até quando ele irá durar? até o fim do ano já recupero o investimentos nos proventos recebidos, depois é lucro em cima de lucro. Tomara que fique no ar por mais dois anos.

Tesouro Direto.
 

Sempre em frente, segurando a volatidade da carteira

Na atual situação não tenho o que reclamar, está indo bem até o momento. Porém, ele já começa a perder para a inflação que segue crescendo a níveis galopantes. O Tesouro vai conseguir a continuar entregar rendimentos acima da infação, como sempre tem feito, ou acabou a "mamata"?  A Inflação vai romper a casa dos 14% em 2016? Este é o coxixo que tenho ouvido no mês de Fevereiro.


Carteira Geral






Aparentemente, eu rompi a barreira dos 60K. Tirando a inflação da conta, nestes dois anos e pouco de investimentos, minha carteira apresenta um resultado positivo e já oscila bem menos que no início de carreira. Algo realmente muito bom, Eduardo Leitão diz que a carteira para ficar madura precisa de cinco anos de investimento gradual, que após este tempo ela com uma boa alocação nos diferentes níveis de investimento fica bem constante. Tanto nos proventos quanto na evolução patrimonial, após dois anos começo a notar que ele tem muita razão nisso. Falta mais três anos, para ver o resultado de todo este sacrifício. 

Sigo realizando o invetiemnto gradual (aportes todos os meses), algumas vezes com investimento de valor, outras não, mas os resultados da estratégia já começam a dar alguns frutos. Ainda tenho 10K do acerto que recebi na poupança, vou alocando 2k todos os meses dele para a carteira de investimento, até ver o que acontece. Ainda tenho mais uns 3-5 meses de aporte garantido, porém já está na hora de encontrar um novo emprego, afinal já estou a 45 dias de férias forçada.

Pessoal

Bom, no âmbito pessoal não tenho muito o que dizer, continuo com uma vida muito pacata e reclusa. Não pulei carnaval, não tive encontros amorosos, já são dois meses sem tentar fletar com o sexo feminino. Meus instinto biológico começa a sentir falta e em Março, eu pretendo arriscar um ou dois encontros, porém vendo minha conta bancária só derretendo e nenhum valor significante entrando, não sei se vou ter um bom psicológico para esse tipo de entreterimento. 

Minha mãe se mudou para a casinha dela, onde trabalhei a beça nessa mudança. É muito bom saber que ela não vai mais pagar aluguel, mesmo sendo uma casa ruim, pequena e longe de tudo, o fato dela não ter de pagar R$ 550,00 reais todos os meses é muito tranquilizador. Meu irmão mais velho também está de mudança, saindo de um aluguel de 2k (Sim, ele torra muita grana) para um de 600,00 reais, estou ajudando nesta mudança também, estou na casa dele neste momento. 

Acabei voltando aos jogos eletrônicos este mês, sempre fui muito fã e viciado nesta atividade, porém devido a falta de tempo e trabalho, fazia tempo que não jogava praticamente jogo algum. 

1 - Metal Gear Solid 2, Sons of Liberty: Apesar de ser bem antigo, sempre tive vontade de jogar ele. E tem um play II na república onde moro. Joguei com meu irmão mais novo, devo dizer que o jogo é incrível, fazendo jus a série Metal Gear, uma das melhores que já ví, história profunda e jogabilidade formidável. 

2 -  Last of Us: Caralhooooo!!! Que porra de jogo bom é este. E ainda por cima, tive a experiência de jogar ele num telão de 140 polegadas, com um baita sistema de som! Meu irmão mais velho tem paixão por jogos e comprou um telão de 140 polegas, um projetor fodão e um home theather muito bom. A experiência é incrível. O Jogo é simplesmente fenômenal, joguei ele em três madrugadas, onde começava as 11:00 PM e parava as 6:00 AM, confesso que eu ficava com o cú na mão jogando o jogo. Suspense e terror de primeira qualidade, um dos melhores games que já vi na vida.

Ainda joguei Soul Calibur IV, excelente franquia de jogos de luta. E SLY, mas este último só acompanhei meus irmãos, não peguei o jogo desde o começo. É um excelente jogo de aventura e plataforma.

Já em livros, lí apenas um:

A Grande Queda: Livro retranto e prevendo os caminhos da crise mundial atual. Gostei muito desse livro, simples leitura, sem termos profundos de econômia, mostrando os possíveis cenários atuais, de deflação ou inflação descontrolada. Digamos que ele é um pouco romantizado ou difícil de acreditar em algumas histórias que o autor conta. 

Porém aprendi muito com ele, entendi o porque do preço do petróleo ter caído e o que isso significa, entendi um pouco sobre as guerras cambiais que acontecem e o desfecho pode acontecer com este cenário. Descobri que o FMI também tem sua prórpia moeda, DSR (Direito de Saques Especiais) que concendem aos países membros, e que eles usam elas em momentos de grande crise. O prefácio do livro começa relatando um possível futuro da matriz econômica, onde acredito ser realmente possível de acontecer, indicando o porque das elites quererem cortar o papel moeda e transfirir tudo para moeda digital, onde hoje em dia as transações eletrônicas já tomam conta de quase tudo. Entendi um pouco mais sobre a dinâmica do ouro e o porque dele ser tão importante, onde ele tem papel de comodity e dinheiro, poucos ativos possuem essa dinâmica. Enfim, é um bom livro que recomento sua leitura.

É isso, e vamo que vamos.

www.arquivos-virtuais.blogspot.com

12 comentários:

  1. Ola Vidinho.

    Gostei de ver, mesmo sendo um texto ja noto uma melhora no seu astral, fico muito feliz.

    O legal e que voce esta tendo um estagio de IF, vendo como e bom viver sem depender do trabalho.

    Fiz compras hoje, fui de HGBS11 tambem, gostei dos fundamentos. Estava entre ele e PQDP11, preferi ele mesmo.

    Abraco

    ResponderExcluir
  2. VdC.

    Realmente, é muito bom não depender do trabalho para sobreviver. Tem prazo para curtir lazer, aprender coisas novas... É que todo mundo deveria ter, uma pessoa deveria trabalhar no máximo 5 horas por dia.

    Este fundo HGSBS11 também está me chamando muita atenção, acho que vou comprar um cota dele semana que vem e assim virar sócio teu neste empreendimento. hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Tem a sua carteira de ações em algum lugar do blog?


    Tem interesse em trocar blogs relacionados com o meu?
    www.viralatainvestidor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vira Lata Investimentos

      Então, não tenho uma paǵina específica com minha carteira, vou providenciar isto. Mas sempre coloca ela nos postos de fechamento mensal, não coloco em todos para não ficar repetitivo. Se você olhar minha atualização de Janeiro, verá os ativos que tenho na carteira.

      http://arquivos-virtuais.blogspot.com.br/2016/02/atualizacao-patrimonial-janeiro-de-2016.html

      Bora sim, fazer a ligação dos blogs. Assim posso ir aprendendo com você, que possui uma carteira de dar inveja.

      Já vou lhe adiconar no blogroll

      Excluir
  4. Você tem carteira "D", por acaso?
    Se tiver posso tentar te conseguir emprego em Luiz Eduardo Magalhães na Bahia.
    Dá para tirar mais de 5K por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buscando a IF.

      Fico muito agradecido com a oportunidade. Vejo que a comunidade financeira é unida e tem muita gente boa aqui. Muita mesmo e você é um exemplo.

      Eu infelizmente não possuo carteira D apenas a comum B.

      Não consegui achar seu blog em seu perfil para agradecer a você da maneira correta e mais pessoal. Me sinto honrado e muito satisfeito pela sua ajuda. Mas não tenho permissão para dirigir algo maior que um carro. =(

      Excluir
    2. Foi mal não ter entrado antes, mas estou morando no interior do Amazonas e a internet aqui é uma merda.
      Meu cunhado tem uma empresa de transporte, tem dificuldade em arranjar gente boa e dedicada para trabalhar e está precisando de motorista carteira D, para levar a safra para os portos e voltar com insumos e agrotóxicos. Tem vários caminhões, mas alguns lá preferem trabalhar meio mês, tirar seus 3k e ficar em casa o resto do tempo, e ele precisa do caminhão rodando para pagar os financiamentos...

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. vidinho, te add no meu blogroll. Acho que ano que vem começo em fiis.
    O que vc acha do FIXX11? Eu vi que tem taxa de 0,4% a.a mas os proventos estao bons e o valor da cota tb. Nao tou querendo mes estressar escolhendo um bucado de fiis. Vejo que isso ae eh como se fosse um etf de fii.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal SImple

      Não estou em casa, então estou acessando a internete esporadicamente. Vou lhe adicionar no blogroll e vamos crescer juntos.

      Não vai ter como eu fazer uma pesquisa boa sobre este fundo no momento para poder dar meu pitaco. O que sei sobre este fundo é que é um recebível imobiliário, e como tal, devemos ficar de olho onde ele investe, se são investimentos conservadores, ou não, se estão poucos diversificados e tal.

      Vou olhar depois quando chegar em casa, daqui uns 10 dias e dou o meu pitaco, por hora não tem como eu fazer isso.

      Excluir
  7. Vidinho torço muito por vc. No caso sentimental pq não aluga serviços, sairia mais barato.
    Também sou apaixonado por games, dei um xbox para emu filho, mas tenho grande tendência a vícios. Já vi muitos dias amanhecer apenas jogando e ainda tinha que ir trabalhar, ainda mais agora que estou sem construir...

    ResponderExcluir
  8. VdA

    Aluguei estes serviços este mês. Mas foi de luxo, ou seja, é bom mais é muito caro.

    Games sou extremamente propenso a vícios. Também já virei noites em frente a um console.

    ResponderExcluir