9 de jan. de 2019

Atualização Patrimonial Dezembro 2018 - R$ 147.835,83

Nesses últimos dias, a única certeza que tenho é que 2018 já passou e 2019 já chegou.

hehehehhe....

Depois desta frase idiota, vamos dar início as atualizações mensais.

Dezembro passou e foi um mês normal para mim, como tive que trabalhar todo o mês, pegando folga apenas dia 24 e dia 31, não foi o mês glamoroso igual o mesmo é para a maioria das pessoas. Natal e ano novo, fiquei em casa, só não fiquei jogando porque a namorada estava comigo, então tive que ficar assistindo séries.

Será que minha vida anda muito chata e parada? 

Ás vezes penso que sim, ás vezes penso nas coisas que ando perdendo por não viver o mundo lá fora e ficar preso no mundo virtual dos jogos, ás vezes penso nas coisas ruins que há lá fora e quão bom é ficar quieto em casa, enfim há pontos positivos e negativos nesta vida sedentária, porém acredito que o melhor caminho é o equilíbrio, o qual pretendo me focar neste ano.

Resumo Financeiro


Financeiramente, o fim do ano não foi tão bom como no ano passado e retrasado, porém não foi ruim, pois já foi bem pior, bem pior mesmo. Não recebi 13º e nem há data de receber o mesmo, nem se o mesmo será pago, na verdade, nem o salário de Dezembro eu recebi ainda. Mas mesmo assim, recebendo meus atuais 3,5k por mês, o montante financeiro é bem maior do que eu recebia em anos anteriores, nos meus últimos empregos, mesmo juntando salário e 13º nem 2,5 k chegava.

Vejo o pessoal aqui da repartição pública reclamando que é um absurdo, que é impossível viver sem o 13º, que é um direto de todos receber e tal, no fundo eles estão certo, todo mundo recebe, todo mundo tem o direto de receber o mesmo, até porque tem muita gente aqui que tem o salário bem mais baixo que o meu, trabalhando aqui, como há também muitas que tem o salário mais alto. 

Mas para mim, que sempre tive pouco isso não me afeta muito. Pois quando estava em casa assistindo série, eu lembrava de como já foi há alguns anos atrás. Algumas vezes trabalhando umas 14 horas por dia numa fábrica e voltando para casa apenas para dormir, outras preso em casa por não ter dinheiro para ir há algum bar ou boate. Já neste, fiquei trancado em casa por escolha própria, pois dinheiro para ir para algum evento eu tinha e tenho.

Não consegui atingir os 150 mil que tanto queria, essa marca foi adiada para 2019, então espero bater essa marca e quem sabe não chego até aos 175 mil? Não custa nada sonhar e fazer planos, afinal começo de ano é para isso. 

=D

Abaixo segue a tabela com meus investimentos, infelizmente não ando atualizando a planilha do ADP onde dá para ver o rendimento mensal e anual, será que consigo voltar a este bom hábito em 2019 que foi perdido em 2018?


Como podem ver acima, está tudo indo muito bem, tirando as criptomoedas. Até a CMIG4, que há oito anos estava no negativo, agora resolveu ficar no positivo. Esse é o poder dos dividendos, claro que se for contar o custo de oportunidade, investir na CEMIG foi um péssimo investimento, se este dinheiro estivesse no CDI teria uma rentabilidade muito mais alta depois destes 8 anos de buy hold, ou será que é buy hope?

Em relação as criptomoedas eu investi até mais nelas neste mês, mas foi na etoro em forma de CFDs e não nos ativos em sí. CFDs são uma cópia dos ativos originais, investi por lá porque achei mais fácil, já que estava com esse dinheiro parado lá e queria aumentar minha exposição nesta classe de ativo. Não recomendo ninguém a fazer isso, o correto é investir direto na cripto a escolha e transferir para sua carteira pessoal. Mas eu como sou preguiçoso e não queria pagar taxas de saque e transferência fiz por lá mesmo.

Resumo pessoal e metas para 2019


Bom como tagarelei demais acima, não sobrou nada para contar aqui. A única coisa que fiz foi que andei de barco, ou lancha (não se a diferença). Foi a primeira vez que ando nisso, primeira vez que ando em algum veículo aquático. Eu com meus 33 anos, nunca tinha andado em algum veículo aquático, nem em canoa eu tinha andado. 

Fui almoçar fim semana num restaurante que fica perto de uma represa e paguei R$ 15,00 para dar uma volta de uns 5 minutos num barco motorizado. Agora eu sei o porque das pessoas gastarem uma nota em lanchas e jet ski, a sensação é muito boa, é algo que recomendo para todo mundo fazer. É muito diferente de andar de carro ou de moto, o vento úmido, os respingos de água batendo no rosto e corpo, sem contar a paisagem e os movimentos que a lancha faz pelo contato com as ondinhas, foi caro mas foi bom. Repetir isso sempre é que não vale o preço.

Não fiz meta alguma para 2018 e mesmo assim foi um ano bom, mas para 2019 vou arriscar algumas:
  1. Aportar 50% de todo meu rendimento;
  2. Conseguir 12% de lucros em trades neste ano;
  3. Perder 5 kg;
  4. Consegui dormir 7 horas ou mais, pelo menos 3 vezes na semana;
  5. Realizar alguma atividade física pelo menos 3 vezes na semana.

Estas são minhas 5 metas anuais para 2019, vou quebrar as mesmas para metas trimestrais para que assim eu consiga realizar as mesmas. O segredo para conseguir atingir as metas é colocar metas realizáveis, de acordo com a realidade de cada um e depois quebrar elas em semestrais, trimestrais e mensais, realizando o caminho inverso, do final para o início.

  • Aportar 50% dos meu rendimentos: É teoricamente fácil para mim, pois já faço isso há oito anos e no fim consigo até mais do que isso, mas 50% é um bom valor, não há necessidade ser mais do que isso;
  • Conseguir 12% de lucros em trades neste ano: Trades é uma paixão antiga, a qual resolvi começar novamente em 2018, porém como trabalhei muito este ano, e depois que voltei das férias de Outubro, desandei completamente, dedicando minhas horas livres quase que inteiramente a jogos eletrônicos e a minha namorada, o projeto não foi muito para frente, mas mesmo assim tive um lucro de 1,2% em dollar. Mas este ano vamos focar mais nisso, a forma que encontrei para levar mais a sério isso é aumentar minha exposição, então vou alocar 9% da minha carteira para esta atividade, será que vou terminar o ano 9% mais pobre?
  • Perder 5kg: Disputa pelo 2º lugar entre as metas mais difíceis que tenho. Pode parecer pouco, mas perder 400 gramas por mês, todo santo mês vai ser algo extremamente difícil pra mim. Tenho 1,70m de altura e estou com 90 Kg, pareço um botijão roliço. Em 2 anos e meio saí de 78 kg para 90 kg, um aumento absurdo. Claro, isso foi por causa da mudança de rotina, hoje em vez de ficar o dia todo fazendo serviço braçal numa fábrica de grãos, fico o dia todo sentado respondendo e-mails e alimentando planilha, a noite chego em casa e vou jogar até de madrugada. Vai ser insano e tenho plena certeza que não vou conseguir, mas se conseguir uns 3kg já vai ser muito bom.
  • Dormir 7 horas ou mais, 3 vezes por semana: Sem dúvida alguma, a meta mais difícil de todas. Essa é insana! Dá até vontade de retirar a mesma da listagem. não fazem idéia do quanto eu tenho dormido pouco, principalmente em 2018, acredito que na média tenha dormido cerca de umas 4:30 hs por noite. Talvez, só com ajuda médica para conseguir atingir essa meta, no fundo isso se deve ao desejo de lazer, de vício em ver séries, jogar jogos competitivos on line e passar fins de semana inteiro com a namorada. Para bater essa meta, tenho que abrir mão do lazer e dos meus vícios, ou eu reduzo minha jogatina, ou fico solteiro, tenho certeza que se eu ficar um fim de semana sem ver a namorada, o namoro entra numa espiral negativa sem volta e sim, a gente dorme tarde pra caralho também.
  • Realizar atividade física 3 vezes por semana: Essa é acoplada com a de perder 5 kg, envolve também perder horas de lazer e de vício.     

Bom é isso! Até mais e que o espírito do Pai criador do Céu e da Terra, nos auxilie e nos guie neste teste de 80 anos que temos de passar.

Curiosidades:

Sabiam que a CMIG4 foi meu primeiro investimento, minha primeira ação comprada e as tenho até hoje, ás carrego há mais de 8 anos.





www.arquivos-virtuais.blogspot.com








12 comentários:

  1. Tomara que voce consiga cumprir as metas... Voce ganha 3500 líquido? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Gari

      Mais ou Menos. Líquido dá uns R$ 3.180,00, mais arredondei para ficar mais fácil o entendimento.

      abraços

      Excluir
  2. "Vai ser insano e tenho plena certeza que não vou conseguir". Não sei se agi certo ou errado, mas ri muito nessa parte, confiança é tudo rsrs. De qualquer forma boa sorte!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. toma melatonina?

    musculação?

    pensou em estudar para um cargo melhor?

    reeducação alimentar, tipo "coma fora da caixa"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Scant Tales

      Musculação estou tentando fazer, mas tenho ido apenas duas vezes por semana.

      Estudar para carga melhor eu não tenho pensando nisso por enquanto.

      Reeducação alimentar, seria o ideal, mas não tenho feito. Eu não me alimento mal, talvez, eu devesse diminuir o leite, pois tomo uns 3 copos por dia, o problema é o sedentarismo mesmo. Raramente eu tomo refrigerante ou como fast food.

      Excluir
  4. Bem legal o detalhamento do fechamento e as metas pra 2019 Vidinho, acho que é possível atingir todas as metas tranquilamente.

    Sono é uma coisa que a rotina ajuda a melhorar muito, não seria melhor tentar conseguir ao menos 6 horas de sono (que pra mim é o mínimo necessário) e tentar dormir no mesmo horário todo dia?

    A qualidade do sono também é bastante afetada pela rotina do dia. Se você se alimentar bem e fazer algum tipo de exercício físico a qualidade do sono vai ser melhor. Não tem como você aliar um exercício na sua rotina mesmo? Tipo fazer uma caminhada, ou ir de bike pro serviço? Fazer 10 minutos de exercício em casa já ajuda também.

    400g de perda por mês é uma meta bem razoável pra se bater. Você come 3 pacotes de bolacha recheada durante o dia? Diminua pra 2. Toma 1 litro de refrigerante? Diminui pra 800ml. Toma 3 copos de leite? Comece a tomar 2.

    Perder peso é 80% nutrição e 20% exercício físico, se você começar a consumir menos calorias diariamente você vai perder peso, não tem muito segredo. Você só não atinge a meta se não tomar nenhuma ação, aí não tem como mesmo.

    Abraço, e feliz 2019!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jovem Poupador.

      Estou tentando inserir musculação aos poucos, e diminuir o prato. Vamos ver se consigo.

      xDDD

      Excluir
  5. Boas metas. Na verdade não diria que são metas, são obrigações, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsr

      Verdade, mas ás vezes nem as obrigações conseguimos realizar

      abraços

      Excluir
  6. Respostas
    1. Opa

      Digamos que está bem parado, mas ainda realizo alguns trades porém nada de grandioso ou com resultado consistente.

      Logo, logo atualizo essa parte.

      abraços

      Excluir