1 de fev. de 2016

Atualização Patrimonial, Janeiro de 2016 - R$ 59.225,36

Exatamente assim!

O primeiro mês de 2016 passou voando, e como de praxe, trazendo notícias ruins para muita gente (na bolsa de valores). Para mim, além dessas, teve o fato de eu ter sido demitido no começo de Janeiro.

Bom, vamos aos valores nominais da carteira, depois conto como estou gastando meu tempo livre por ora.

Carteira e Valores

 

Já foi pior!!
 
Bom, continua ainda muito desiquilibrada, ou muito falha em diversificação, tanto macro quanto micro. Mas olhando como estava em Janeiro de 2015 para como está hoje, é notável uma grande melhora no decorrer de um ano. 

Antes eu tinha apenas duas ações, nada de renda fixa, nada de fundo imobiliário. Hoje já possuo 7 ações, 2 fundos imobiários, 3 classe de Tesouro Direto, além do meu investimento na internete.   

 CMIG4 e BBAS3 me destruiram durante três anos!

 Esses dois aí não estão lá essa coisa!

Crescendo devagarinho

O meu foco atual, bom era o que seria minha meta antes de ficar desempregado, é aumentar a parte dos FIIs considerávelmente. Escolher mais dois fundos ficando com 4 na carteira e aportar até que eles atinjam uns 20% da carteira.

O ruim é que é muito difícil de obeter informação sobre os FIIs, não tem um site como o fundamentus para eles, o que torna a busca por eles difícil e desgastante. Vasculhei um pouco e ainda não sei quais os dois fundos que tenho de encarteirar ainda. 

O rendimento Geral da carteira está assim:

É ridículo, eu sei!

Valores pífios, minha rentabilidade histórica não passa de 2,89%. Isso sem levar em conta a Inflação, que foi de 6,47% em 2014, 10,57% em 2015 e em 2013 eu nem sei quanto foi. 

Estou tendo uns insight do porque de nossa sociedade conspirar para ser destruídora de patrimônio e não o contrário. Talvez eu faça uma postagem sobre isso.

Vida Pessoal

Bom, em relação a minha vida pessoal, agora que estou com tempo livre, estou muito mais tranquilo e desestressado, diria que até um pouco mais feliz. Porém não posso realmente dizer assim, pois às vezes tenho recaídas por causa do desemprego. quando isso acontece, só consigo ficar deitado, sem fazer nada e com os olhos marejados, às vezes eu fico horas e horas neste estado. Sei que é bobeira, que eu tenho o seguro desemprego pela frente, tenho tempo para pensar e procurar algo novo e que, o que eu tinha antes era uma bosta, mas era alguma coisa.

Fico a pensar se daqui há dois ou três meses eu vou conseguir alguma coisa, se vou conseguir aportar, enfim, vislumbrando um futuro negro.

Aproveitando o tempo livre, eu assisti 4 temporadas do seriado Walking Dead. Para falar a verdade, espera mais, dito a fama que este série possui. É legalzinha, mas não é lá essas coisas. É uma série mediana ao meu ver, sem muita coisa de espetacular, mas é sim assistível. Dá para se enterter algumas horas assistindo ela.

Também assisti alguns filmes: 

(1) Nebrasca: Onde me identifiquei muito com o personagem do filme, quase certeza que meu futuro vai ser algo parecido com aquilo, velho, ranziza, falido, doente, uma piada para a família e conhecidos.  

(2) Ex Machina-Instinto artificial: Quando vi este filme, me lembrei deste post do pobreta. Já estamos quase lá, talvez isso possa significar o fim da humanidade como muitos pregam, sim, na vida real tem muitos bilionários e gente experte no assunto dizendo que a Inteligência Artificial vai sim, reduzir a humanidade a uma sub-classe de vida.

(3) Birdman: Gostei a beça desse filme! Não tem muito o que dizer, é um filme para enterter mesmo.

(4) The Big Short: Tema da moda, já tinha ouvido falar muito sobre o assunto no zeitgeist addendum, recomendo muito a que se interessar a ver este documentário, ele é bem amplo, abrange várias áreas da sociedade, na parte econômica eles já falavam sobre a Big Short.

(5) Perdido em Marte: Típico filme "Hollywoodiano". Efeitos gráficos fodões, muito bonito, mas não passa disso. No entanto, não deixa de ser ruim.

Já em livros, lí dois livros da moda. Eu tinha ganhado um exemplar há dois anos atrás e nunca o tinha lida, resolvi ler:

(1) O Nome do Vento - A Crônica do Matador de Reis 1º dia: Este é o que eu tinha ganhado, tenho ele impresso em mãos. É uma mistura de Harry Potter, Senhor dos Anéis e fantasia medieval. Ele me deixou um pouco nostálgico, da época de adolescência quando eu lí os três livros do Senhor do Anéis. É um romance de fantasia medieval épica. Achei legal, mas serve apenas para entertrimento, ele deve ter umas 400 pagínas ao todo.

(2) O Temor do Sábio - A Crônica do Matador de Reis 2º dia: Continuação do outro acima, baixei ele na internete e lí. no meu arquivo em PDF diz 997 páginas, mas acho que as páginas estão menores do o normal, foi feito assim para uma melhor diagramação. 

Em termos de exércícios físicos, bem parado. Creio que devo ter corrido umas três vezes no mês, juntamente com alguns calistênicos. 

Em relacionamento, zero, não cheguei nem a procurar, na verdade deixei até a barba e o cabelo crescer, estou horrível, totalmente desleixado. Vou ficar assim até passar o carnaval, não quero torrar todo meu FGTS nele. Quando a gente sai para curtir esse tipo de festa, gasta o que tiver no bolso e um pouco mais ainda.

Bom é isso, vamos embarcar em Fevereiro e ver o que ele nos trás.

www.arquivos-virtuais.blostpot.com
 




12 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim...

      Pretendo procurar algo como garçom, ou atendente. Mas vou começar a procurar depois do dia 15/02. Tenho uma etapa de concurso nesta data.

      Excluir
  2. Seus aportes, para sua situação, são maravilhosos. Mas seus rendimentos em ações, são para chorar. Não sei se eu aguentaria. Tenho ganhos de até 20% ao mês sem esquentar muito a cabeça.

    Seu post melhorou muito, principalmente descrevendo filmes, assistirei-os.

    Cara procure um hobby, não caia no marasmo é quase uma doença. Esqueça carnaval, pami mim só serve para em 6 dias eu ganhar quase o meu salário em hora plantão extra. Vou convertê-lo em uma viajem espetacular no mês de abril com toda família, seguindo o conselho dos amigos da net.

    Velho nem na época de solteiro eu ficava só. d 1 jeito nem que tenha que contratar uma prestadora de serviço. Força!!!

    Já espalhou currículos? Não caia no conto do seguro desemprego e procure recolher seu INSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver de Aluguel.

      Muito obrigado pelas palavras, você é um cara e tanto. Sempre ajudando e icentivando a todos.

      Currículos só vou começar a espalhar no fim do mês. Antes tenho algumas coisas para fazer, conversar com meu irmão e esperar alguns resultados de dois concursos lixo que eu prestei.

      Excluir
  3. Ola Vidinho.

    Tambem estou assistindo Walking Dead, recomecei desde o inicio apos assinar netflix.

    Estou na ultima temporada e so faltam 2 episodios... Acho que verei The Vikings.

    Aproveite o descanso, coloque a mente em ordem e bola pra frente.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver de Construção.

      Obrigado cara. Walking Dead é legal, eu como biólogo sei que o apocalipse zumbi é sim possível de acontecer. Difícil mas tem uma possibilidade em milhões.

      Há um protozoário, "Toxoplasmose" que em uma de suas fases, hospeda o rato e ela consegue controlar o sistema nervoso de seu hospedeiro. O Cérebro do rato e seu DNA é muito parecido com os dos humanos,e a Toxoplasmose gondii já parasita mais da metada da raça humana.

      Porém na sua "versão" atual, ele não consegue afetar o sistema nervoso do homem, porém há sim uma chance de que este protozoário venha a sofrer alguma mutação onde ele consiga afetar o sistema nervoso do homem, como afeta os dos roedores.

      Claro que não vai ser igual no seriado, mas iremos ficar débeis e sem controle de maioria de nossas funções.

      Excluir
  4. recomendo a leitura de eclesiastes (antigo testamento, bíblia) na versão NTLH (nova tradução na linguagem de hoje), acho que vai te dar um insight maneiro, e é bem curtinho!

    https://www.bible.com/pt/bible/211/ecc.1

    uma palhinha:

    A vida é ilusão
    1São estas as palavras do Sábio, que era filho de Davi e rei em Jerusalém.
    2É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. 3A gente gasta a vida trabalhando, se esforçando e afinal que vantagem leva em tudo isso? 4Pessoas nascem, pessoas morrem, mas o mundo continua sempre o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sony Bono.

      Vou ler e refletir sobre esta passagem.

      Muito obrigado, nunca li o antigo testamento, apenas os evangelhos. É vergonhoso dizer isso!

      Excluir
  5. Fala Vidinho! Sempre te acompanho! E aquele concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renam

      Cara nem me fala daquele concursos. Está um rolo danado, cheio de briga judiciais e tal. Dia 15 agora tenho de ir em BH entregar uma porrada de exames médicos, e por incrível que pareça, esta fase está sendo a mais difícil de todas.

      Muito burocrática, os médicos não fazem direito os laudos, fazem com má vontade e não seguem o certrame do concurso. Tem de ficar brigando com eles, ou então ficar procurando outro profissional. Já está bem onerosa esta etapa, muito cara na verdade.

      E olha que o concurso começou em 2013 e até hoje não tem cronograma de término das demais fases que ainda faltam, se eu conseguir ficar apto nesta é claro.

      Excluir
  6. The walking dead é uma droga mesmo, só a primeira e um pouco da segunda temporada se salva, desemprego é algo que todos temos que enfrentar várias vezes ao longo da vida, boa sorte!

    ResponderExcluir