9 de mar. de 2017

Atualização Patrimonial Fevereiro 2017 - R$ 108.910,64

Hora de contar os centavos!!

Fim de Fevereiro chegou (na verdade já passou há dias) e está na hora de contar os centavos há mais, que possuo.

Normalmente, Fevereiro é um mês agitado para a maioria das pessoas, tudo por causa do carnaval, mas para mim, foi um mês normal, sem agitação, sem nada de novo na rotina. Acho, no verdade tenho quase certeza, que minha vida está pacata demais.

Entrei em uma certa rotina, que a vivo dia após dia, semanas após semanas, onde todas as minhas ações são as mesmas, e estas são sem serventia alguma praticamente, não há evolução em estudos, em conhecimento, em leitura, físico ou social.

Resumo Financeiro


Minha carteira de investimentos, acredito que assim como a de todos, vem subindo de forma espetacular, bem acima da média histórica, nesses últimos meses. De acordo com a planilha do além da poupança, minha carteira teve um aumento de 4,3%  este mês. É muita coisa, mas muito mesmo ter um aumento destes em um mês.

Se fosse há uns dois-três anos atrás, eu ficaria estupendamente feliz por isso. Entretanto hoje sei que estes aumentos mensais não significam praticamente nada, pois eu tenho uma gestão extremamente passiva de investimento. Um mês é um horizonte muito pequeno de tempo, apenas o rendimento anual é que tem um resultado relevante para mim.  Pois eu não vou tradar esse lucro fenomenal de 4%, embolsar o lucro e correr atrás de outra oportunidade de curto prazo, esse lucro vai ficar alí, parado na carteira e quem sabe não ser devorado no mês de Março, Abril ou Agosto.

Resumo Geral

Ações

A carteira de ações teve o desempenho mais significativo de todos, dentre as classes de investimentos que possuo. Elas estão voando, e já acumulam alta de 22,30% este ano. É muito, muito mesmo. Eu não queria que elas se valorizassem tão rápido assim, causa uma certa desconfiança, porém este é o "meta" dessa classe de ativos, caem muito rápido e decola bem rápido também, não há nada a fazer a não ser ficar monitorando, ou ficar se lamentando de não ter investido mais em ações no passado. 

heheheh

Tudo bem, sei que não havia como prever essa alta e nem tem nada garantido que ela continue, e mesmo assim com toda essa alta, no histórico geral, ações não superam os outros investimentos, elas conseguiram igualar a eles.

Resolvi compra 70 ações de KROT3 em Fevereiro, desde Junho do ano passado não aportava em ações.

Ações

FIIs

Bem, não há muito o que se falar aqui sobre os FIIs, apenas que meu mais recente fundo imobiliário tomou uma taca, o FEX11B. Está correndo sério risco de ter uma parcela de suas aplicações não serem pagas, por uma determinada empresa caloteira. Mas por incrível que pareça, isso não foi refletido em suas cotas, que continuam se valorizando! Não houve aporte nos FIIs por este motivo, já que devo aportar exclusivamente no FEX11B, até que ela atingir a proporção "ideal" na carteira.

Acho que não tem nada que abale a confiança das pessoas, quando os números em seu home broker estão tudo em azul.


FIIs

Neobux e trades

Bom, trades deve fazer mais de ano que não faço, mas tenho uns dois mil reservado para isso. Já o neobux, como é investimento em dólar e este vem caindo sistematicamente, sua valorização foi negativa, assim como no mês passado. Mas continua me retornando bons proventos, acima de R$ 500,00 reais mensais, como este é o foco dele, me retornar proventos altos, não tenho do que reclamar.

Neobux!!

Renda Fixa


Teve um excelente aumento, cerca de 1,5%. Graças aos pré-fixados, que tenho (LTN23,LTN18). Porém, como vou segurar os títulos até o vencimento, essas valorizações altas na renda fixa não significam muita coisa. O que faço é diversificar 30% em cada classe, entre selic, pré e pós fixado, para que não tenho surpresa de o rendimento vir negativo ou abaixo do CDI.

Tesouro Direto

Resumo Pessoal


Não há nada de novo a ser contado aqui, como comentei no começo da postagem, minha vida atingiu uma rotina e dela vou seguindo dias após dia. Continuo ficando com a mesma menina e como ela mora sozinha, acabo dormindo na casa dela umas 3 a 4 dias da semana. O que me acaba tomando meu tempo para certas atividades, mas ao mesmo tempo maximizando outras atividades. =D

Nos outros 3 a 4 dias que ficou na república, acabo destinando minhas horas para jogos e vou caminhar uma ou duas vezes na semana. Sei que preciso aumentar a carga de exercícios físicos, ou na quantidade de dias ou no tempo de execução das atividades. Porém ando sem entusiasmo para tal promoção.

Quanto a e leitura e estudo, estão tudo parado. Nem um livro lido este ano, falto este que neste início de mês começou a me incomodar. Sempre vejo no ônibus algumas meninas e mais raro, meninos lendo livros no ônibus, aproveitando aquela meia hora no busão para alguma coisa. 

Estou pensando em fazer o mesmo, mas será que consigo aproveitar e anexar a leitura a minha mente, no barulho e no chacoalhar do busão? Dificilmente., não tenho boa concentração.

O que estou devendo:

 

A fim de aumentar minha disciplina, como investidor e aprimoramento. Vou elencar alguns tópicos que acho relevante para meu crescimento como pessoa e investidor. Deixando eles como promessas para mim mesmo, que devo fazê-los.
São os temas escolhidos no momento:
  • 60 horas na prisão. Como é estar preso neste ambiente;
    • Já estou na parte III
  • Análise da minhas ações em carteira;
  • Análise dos meus FIIs em carteira;
  • Atualização da página Carteira;

www.arquivos-virtuais.blogspot.com

15 comentários:

  1. Olá cara. Sou iniciante em ações e vi que vc tem em sua carteira de ações sete empresas. Vc está batendo o índice bovespa frequentemente? Tenho dúvidas em investir em ETFs ou ações individuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer Alison

      Não, não estou batendo o índice bovespa.

      Para iniciantes, recomendo fortemente ETFs. Conheço poucas pessoas na finansfera onde a carteira de ações batem o índice bovespa e quando o fazem, não é um valor tão absurdo.

      Por mim, o que realmente vai fazer a diferença para o pequeno investido é a alocação de carteira, entre renda variável e renda fixa, tendo o CDI como meta.

      Excluir
  2. Muito boa a valorização da carteira, parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Cara, ótima valorização da sua carteira...

    Adicionado ao meu blogroll.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo crescimento! É importante monitorar para não cair em ciladas.
    Seeguindo!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de aproveitar o meu tempo no ônibus com leitura de livros. É um tempo que seria perdido, mas pode ser bem produtivo.

    Parabéns pela carteira, daqui a alguns meses quebro a barreira dos 100k e chego proóximo ao que vc tem hj, hehehe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enriquecimento Progressivo

      Vamos logo quebrar essa barreira =D

      rapaz, eu bem que queria conseguir estudar e ler nos ônibus, mas me conhecendo, sei que não consigo

      Excluir
  6. É vidinho, vc entrou literalmente na vida de Servidor Público, até na vida amorosa.

    Um grande mal que acontece é o comodismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver de Aluguel.

      Rapaz, pior que estou achando isso mesmo. Cruel, mas está sendo a realidade

      Excluir
  7. Opa! Se puder adicionar meu outro blog no blogroll, ficarei grato: Porta dos Investimentos (http://portadosinvestimentos.blogspot.com.br)

    Adicionarei seu blog neste novo blog também!

    Muito obrigado e um abraço!

    Ps.: Desculpe a mensagem fora do tema, blog novo, tem que pedir aos amigos ajuda! Valeu!

    ResponderExcluir