10 de jan. de 2020

Atualização patrimonial Dezembro de 2019 - R$ 211.387,14


Mais um ano se encerra e como sempre acontece, essa data tem pouco significado prático para minha rotina, os primeiros dias de 2020 são incrivelmente muito parecidos com os últimos dias do ano de 2019.

Entretanto eu não tenho do que reclamar, só tenho o que agradecer, minha vida anda muito tranquila, estou numa zona de conforto incrível, praticamente posso prever quase tudo que vai acontecer nos meus dias, sei exatamente quais serão os dias em que eu desejaria não ter ido trabalhar, os dias em que ficarei muito atoa no trabalho, sei exatamente o que vai acontecer quando chegar em casa, ou seja, minha zona de conforto está bem enraizada.

Muita gente diz que ficar na zona de conforto é ruim, eu discordo em partes, ter previsibilidade de como será sua semana é bom, o ruim é quando você acha que sabe a previsibilidade do seu ano. Tipo, acredito que 2020 tem tudo para ser igual 2019, momentos muito estressantes no trabalho, seguido de momentos de muita calmaria. Digo isso pois até o momento não tenho nenhum plano para 2020, nada mesmo, nenhuma viagem, nenhum curso novo, nenhuma faculdade nova, nada no horizonte mesmo. 

Porém mesmo assim, creio que alguma surpresa irá ocorrer neste ano e eu espero conseguir contornar a mesma sem muitos problemas, bom, vamos ver o que este ano me espera.

Resumo Financeiro


Desleixo, desleixo total eu confesso! 

Fique dois meses sem nem acessar o HB da corretora e me perdi novamente nas minhas anotações e planilhas desatualizadas, estão todas atrasadas e não sei o real valor da minha carteira e nem o que minha carteira rendeu este ano!

Me sinto um marinheiro de primeira viagem, mas é que ultimamente não tenho mais tesão em ficar lendo e estudando sobre o mercado financeiro. Praticamente levei um susto ontem a noite quando tentei atualizar minha planilha, pensei que alguns ativos meus haviam desaparecidos da minha carteira digital, só então entendi que eles haviam mudado o código de negociação. Acho isso muito chato, igual receber subscrição de FII e ações, não gosto dessas coisas, sei que são boas para mim, mas como anoto tudo no braço, acho ruim ter que ficar anotando e mudando minha planilha toda hora.

Tenho que comemorar o rompimento dos 200k, é um feito e tanto para mim atingir este nível. Sei que realmente só vou superar o valor de 200k em Fevereiro, pois o mês de Dezembro os FIIs e minhas ações subiram muito, acredito que vai ter correção em Janeiro e Fevereiro, mas com os aportes eu tenho quase certeza que consigo romper a barreira dos 200k fácil em Fevereiro.

Segue abaixo o gráfico da minha carteira.




Abaixo segue o gráfico dos proventos que recebi no ano de 2019, o valor total foi de R$ 6.312,24. Este valor já equivale a dois meses de trabalho meu, só falta multiplicar isso por 10 e já peço conta no meu trabalho. hehehehhe



 Resumo Pessoal


Diferentemente de muitos, tive um mês bem pacato em Dezembro. Natal, fiquei na casa de minha mãe e no ano novo fiquei em casa, mas não reclamo, foram bons dias estes dois. Como não tenho muita habilidade social, especialmente quando há muitas pessoas no ambiente, passei muito bem essas duas datas, claro que ao fazer isso me privo de viver experiências sociais profundas, mas me livro também de ficar frustrado. Sempre há lado bom e lado ruim de toda decisão tomada.

Queria fazer uma revisão nas metas que tracei em Janeiro de 2019, mas já na primeira vi que não tinha material o suficiente para mensurar o resultado final, mas vou listar aqui como foi e já me preparar para mensurar estas metas no fim de Janeiro

1º - Aportar 50% dos meus rendimentos:

Não tenho minha planilha de receitas e gastos atualizada, então não sei se eu aportei tudo que precisava. Apesar de ter plena consciência que eu poderia ter aportado muito mais do que realmente aportei, mas creio que 50% eu tenha conseguido.

2º - Conseguir 12% de Lucros nos meu trades:

Passei bem longe de conseguir essa marca, meu resultado foi de 3,65%, como na imagem abaixo.


3º - Perder 5 KG;

Em 10/01/2019 eu estava pesando 91,1 Kg. Hoje a balança marcou 88,2 Kg, ou seja, não consegui cumprir esta meta também, cheguei a ficar com o peso de 87Kg, mas mesmo regredi aos 88Kg. É, perder peso é algo bastante complicado, nem míseros 5 quilogramas eu consigo perder.

4º - Dormir 7 horas ou mais, 3 vezes por semana;

Mais uma meta que não consegui atingir, meu sono até piorou nestes últimos meses. Isso é algo que me tira o sono, hehehe... Preciso urgente conseguir mudar isso, ou vou pagar muito caro com o passar dos anos esse desmazelo com meu corpo, ele precisa descansar bem melhor.

5º - Realizar atividade física 3 vezes por semana:

Adivinha? ... ... Essa eu também não consegui realizar esta tarefa simples, no saldo total ficou quase dois dias por semana, posso arredondar para dois dias.

Resumindo, das 5 metas que tinha traçado para o ano de 2019, quatro delas eu tenho certeza que não consegui alcançar e uma eu tenho dúvidas se consegui ou não alcançar. Nunca vi um resultado tão ruim, eram metas simples e fáceis de serem alcançadas que só iriam me trazer um bem estar. É realmente muito frustrante saber que não estou me cuidando bem.

E você, atingiu todas as suas metas de 2019?

A pergunta que me fica na cabeça é: E as metas de 2020, quais serão e qual o grau de dificuldade de cada uma? será que irei fracassar em todas elas também?

Abaixo segue um video bem legal sobre como o pessoal anda a atacar a medicina natural, como eu sou do interior de Minas Gerais, minha família (principalmente minha mãe), conhece muitos remédios caseiros, feitos com chás e ervas do campo e em muitas ocasiões eles funcionaram melhor que um benegrip. 

Acreditem, em breve será crime falar para alguém fazer um chá de limão com mel para apaziguar os sintomas da gripe. Eles querem o seu, o nosso suado dinheirinho de todas as formas, buscar alternativas baratas e sadias para sua saúde em breve será crime.








7 comentários:

  1. cara, o que importa é continuar tentando
    vc tem que achar algum exercício q goste ou aprender a gostar do q pode fazer

    " muito estressantes no trabalho, seguido de momentos de muita calmaria. " - a mesma coisa comigo. meu trabalho tem um certo grau de sazonalidade. odeio a parte do estresse, mas como é a exceção e paga minhas cotas tá ótimo

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu amigo! =D

      Sim, sim... Vou continuar tentando sim Scant. Quanto a procurar outra atividade física, eu até pensei nisso, como uma luta ou uma dança, mas não encontrei nada perto de casa, o que me frustrou um pouco. Tipo, não quero gastar mais com transporte para ter um hobby saudável. Acredito que eu ainda vou ficar com a acadêmia até que abra algo mais próximmo de casa ou meu salário aumente.

      Obrigado e abraços

      Excluir
  2. Tente não procrastinar e nos dias de trabalho que for estar de bobeira tenta fazer um curso online ou aprender algo novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A internet do trabalho é bloqueada, eu não posso acessar qualquer tipo de site de curso e tal, essas plataformas de EAD normalmente são bloqueadas pelo proxy da secretária.

      Excluir
  3. Lei do Pequeno Investidor: apoie essa ideia legislativa no Senado

    A legislação que trata da tributação sobre a alienação de ações e fundos imobiliários é absolutamente arcaica e injusta. A regra tributária nas duas situações chamam a atenção pela desproporcionalidade para os pequenos investidores.

    Por isso, existe uma ideia legislativa no Senado Federal para a criação da “Lei do Pequeno Investidor”, clique aqui:
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131237

    Para entender melhor a ideia legislativa, há um pequeno texto a respeito, com mais informações, acesse aqui: http://antipoda.com.br/ideia-legislativa-lei-do-pequeno-investidor/

    Peço a ajuda para que votem e divulguem essa ideia legislativa. A ideia precisa de 20 mil apoios, até 07/05/2020, para ser formalizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

    Nas primeiras 48 horas, essa sugestão já alcançou mais de 650 apoios, e se tornou uma das ideias legislativas mais populares. Contudo, falta ainda muito para chegar ao número necessário.

    A discussão do tema no Congresso poderá criar outros benefícios para diminuir os entraves para investir.

    ResponderExcluir
  4. O mais importante não é o número final, é a trajetória, e em todas essas metas você avançou alguns passos na trajetória correta.
    Até o Banco Central com centenas de doutores trabalha com uma margem de tolerância para o mais ou para menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Anônimo

      Obrigado pelo conselho e pelo incentivo, é sempre bom ouvir isso. Mas agora vou lhe contar algumas verdades sobre o banco central e as estatísticas do governo.

      O Banco Central é uma piada, assim como essas estatísticas do Governo, não acredite em nenhuma delas, todas são manipuladas e mentirosas.

      Um exemplo clássico é a inflação.

      Você acredita mesmo que a inflação do mês foi de apenas 0,5% e que a inflação ACUMULADA do ano foi de míseros 3.69%?

      Faça as contas você mesmo, crie uma planilha de gastos anual ou use algum aplicativo onde anota todas as despesas separadas por setor.

      Meus gastos com alimentação aumentaram uns 10%, aumento da carne, dos vegetais, padaria, tudo está mais caro do que era no começo do ano. Meus gastos com transporte (coletivo e gasolina) aumentaram cerca de 6% de Janeiro a Dezembro, passagem do coletivo aumentou 7% e a gasolina 6%. Meu aluguel teve um reajuste de 11%.

      Isso que eu citei representa a base do índice da inflação, como pode se nos meus registros eu vejo um aumento entre 7%-9% de todas as minhas despesas, engolir do governo que tudo só teve um aumento de 3% (Inflação).

      Não acredite em estatística nenhuma do governo, elas são manipuladas e mentirosas, é uma ferramenta para enganar e manipular as massas.

      Espero que acredito em mim, ou que aprenda a fazer sua própria inflação, controle de gastos.

      abraços

      Excluir